Agora fiquei bastante preocupada, BASTANTE preocupada. Recentemente um estudo publicado no jornal científico Neurology diz que o estresse que temos no dia-a-dia pode causar um problema irreversível em nossos cérebros, fazendo com que percamos memórias e até tenhamos uma redução no tamanho do órgão antes de chegar aos 50 anos! Ficou preocupado também? O estudo foi liderado por  Sudha Seshadri, professor de neurologia no Centro de Ciências da Saúde na Universidade do Texas em Santo Antônio.

“Níveis elevados de cortisol, que é o hormônio do estresse, podem prejudicar as funções cerebrais, seu tamanho, além de afetar a performance e a cognição do indivíduo”, disse Seshadri.

Para chegar a esta conclusão foram analisados mais de 2 mil voluntários saudáveis de meia idade. Dentre eles, foi constatado que quem possui-a altos níveis de cortisol no sangue acabavam desempenhando um baixo rendimento em testes de memória. Além disso, através de um teste psicológico que todos tiveram que fazer, foi possível perceber que a síndrome da exaustão ou ainda do esgotamento profissional atingiu 30% dos brasileiros.

estresse causa encolhimento cerebro tricurioso

Outra constatação alarmante foi a de perceber que os indivíduos altamente estressados desenvolveram um volume encolhido de cérebro quando comparados aos voluntários com níveis normais de cortisol. Inclusive, vale ressaltar que o estudo demonstro que as mulheres eram as mais afetadas com essa condição. Também percebeu-se que pessoas mais jovens também apresentaram falhas de memória e encolhimento do cérebro antes mesmo de qualquer sintoma. Seshadri alerta que o estudo contou com pessoas na faixa dos 40 anos, tanto homens quanto mulheres, porém para ter melhor noção dos efeitos do estresse no cérebro é necessário que mais estudos sejam realizados. Além disso, ele afirma que nunca é tarde para tentar reduzir o estresse do dia-a-dia.

Bizarro o resultado desta pesquisa, não acha? Comente!