Se você perguntar para várias pessoas que têm algum cão de estimação se elas acreditam que o seu animalzinho tem alguma noção de tempo, as respostas serão praticamente unânimes em dizer sim. E elas estão certas, afinal, os cachorros parecem ter algum tipo de relógio interno que lhes permite saber quando é hora de comer, dormir e até mesmo quando é a hora de você se levantar da cama pela manhã. Mas como eles conseguem ter um conceito de tempo tão aguçado?

Um novo estudo da Northwestern University, em Ilinóis, Estados Unidos, encontrou evidências que podem sugerir como os cachorros percebem a passagem do tempo. Os pesquisadores examinaram o córtex entorrinal medial (MEC) do cérebro, que está altamente associado à memória e à navegação desses animais. Eles encontraram um conjunto de neurônios que se ativam como um relógio sempre que um animal está no “modo de espera”. Esse conjunto de neurônios era desconhecido até então e sua descoberta pode sugerir que os cães contam com “cronômetros naturais” que lhes permitem ter uma noção de tempo sem precisar andar com algum relógio por aí.

os cachorros tem nocao de tempo 1

No entanto, essa não é a única forma que os cachorros supostamente usam para “contar” a passagem o tempo. Segundo a especialista em comportamento canino, Alexandra Horowitz, os cães podem muito bem detectar o tempo através dos seus narizes. Segundo ela, nossos amigos sabem que um odor forte é provavelmente um odor mais recente e que, por outro lado, um odor mais fraco representa algo que foi deixado no passado. Isso pode ser suficiente para os cachorros estimarem com uma boa precisão há quanto tempo esse odor foi “deixado” em determinado lugar.

Curiosamente, isso pode ser facilmente percebido no nosso convívio com os cachorros. Você já notou que seu cão parece sempre ficar te esperando na porta da sua casa quando você chega do trabalho? Pois bem, o seu cheiro natural começa a se dissipar conforme o tempo passa e à medida que você fica mais distante do seu local de origem. Desse modo, existe uma grande chance de que seu animal de estimação consiga controlar o tempo através do olfato, conforme o seu cheiro vai desaparecendo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀