Apesar de um pouco menos popular do que a máquina de lavar roupas, a lava-louças é definitivamente algo a ser mencionado pela praticidade e economia de tempo que proporciona. Porém, você sabe quem a inventou?

Apesar de ter sido patenteada em 1850 por Joel Houghton que desenvolveu um processo manual mais rápido, a verdadeira inventoura da lava-louças foi Josephine Cochrane que a criou em Shelbyville em 1886. Com apenas 19 anos Josephine casou-se com WIlliam Cochran que era um famoso comerciante têxtil no Illinois. Eles viviam uma vida confortável e feliz, participando da alta sociedade local. Porém, ao chegar aos 45 anos Cochran faleceu e deixou grandes dividas para sua esposa Josephine que precisou mudar-se de cidade e de nome, chamando-se agora de Josephine Cochrane na tentativa de fugir dos credores.

Dentre suas riquezas acumuladas o casal tinha uma coleção de porcelana chinesa do século XVII muito querida por ambos e era sempre muito difícil lavar essas louças sem quebrar alguma peça. Foi pensando nesta dor que Josephine iniciou seus primeiros protótipos para desenvolver uma máquina capaz de resolver o problema, tudo começou num estábulo atrás da casa de um amigo chamado Geoger Butters que era mecânico. Apesar de não ser uma ideia inovadora – muitos inventores já tentavam construir algo para desempenhar este papel – Josephine trouxe um conceito muito sofisticado. Ela construiu um tipo de roda com compartimentos onde era possível colocar as peças de louça que, após, ficavam dentro de uma caldeira de cobre. Para limpar, saía água quente com sabão enquanto o motor fazia a roda girar, assim podendo lavar 200 pratos em até dois minutos, depois era jogado um jato de ar quente para seca-los.

quem inventou maquina lava loucas tricurioso 1

Em 1886, Josephine conseguiu sua sonhada patente que, em 1893 conquistou o prêmio na Exposição Universal de Chicago. Não demorou para que restaurantes e hotéis se interessassem pela invenção e iniciarem seus pedidos, assim tornando a máquina lava-louças um verdadeiro sucesso e dando origem a empresa Garis-Cohnran que, mais tarde, se tornou KitchenAid e foi adquirida em 1986 pelo grupo Whirlpool. O único problema da invenção de Josephine era seu grande tamanho e enorme quantia de água necessária, o que tornou o invento pouco acessível de forma doméstica. Este quadro só mudou no século XX quando surgiram as primeiras máquinas elétricas.

Incrível a história de superação e empoderamento de Josephine, não acha? Comente!