A melancia (Citrullus lanatus) é uma fruta que cresce em uma planta nativa da África meridional. Ao longo dos anos, ela foi especificamente selecionada para crescer com uma aparência mais vistosa e com um sabor mais suculento, resultando nos enormes frutos com os quais muitos de nós estão familiarizados. Embora a melancia possa parecer nada mais do que uma grande bola de água, essa fruta possui muitos nutrientes benéficos para a nossa saúde. Que tal conhecer algumas vantagens que o seu consumo pode nos trazer?

Combate problemas renais

A melancia possui uma grande quantidade de potássio, que é muito importante na limpeza dos resíduos tóxicos que ficam depositados nos rins. Além disso, por se tratar de um vegetal rico em água, a melancia induz à micção, o que também é extremamente útil para a limpeza dos rins e para a redução da concentração de ácido úrico no sangue, reduzindo assim as chances de formação de cálculos renais.

quais sao os beneficios da melancia para a saude 1

Evita a desidratação

Pesquisas sugerem que a melancia tem 92% de água em sua composição, o que pode ser muito eficaz na hidratação do seu corpo, principalmente durante o verão. Pessoas que vivem em regiões tropicais podem experimentar comer essa fruta todos os dias durante as estações quentes para ajudar a manter a temperatura ideal do corpo. A alta quantidade de água na melancia também estimula a liberação do excesso de líquido na forma de suor, o que esfria seu corpo ainda mais durante os dias calorentos.

Ajuda a regular a pressão arterial

A melancia pode desempenhar um papel significativo na redução da pressão arterial, principalmente em pessoas que sofrem de obesidade. Isso acontece porque o potássio e o magnésio presente nessa fruta são conhecidos por serem grandes aliados na redução da pressão arterial. O potássio, em particular, é considerado um vasodilatador, o que basicamente significa que ele libera a tensão nos vasos sanguíneos e artérias, estimulando assim o fluxo sanguíneo e reduzindo o stress no sistema cardiovascular.

Auxilia na digestão

Muitos de nós passamos o dia sem tomar a quantidade de água suficiente para regular todos os sistemas do corpo, incluindo o sistema digestivo. O processo de digestão precisa de água para ajudar a digerir os alimentos com eficácia, e a melancia pode facilmente dar um “empurrãozinho” nesse aspecto.

quais sao os beneficios da melancia para a saude 2

Contribui para a perda de peso

A melancia é basicamente um ótima combinação de água com fibras. Consumir essa fruta regularmente pode te deixar saciado por longos períodos de tempo, além de ser mais saudável do que quaisquer sobremesas açucaradas e gordurosas que possam lhe atrapalhar no processo de perda de peso.

É boa para a visão

Uma pesquisa realizada na Universidade de Londres sugere que os nutrientes presentes na melancia podem ajudar a manter a saúde dos olhos. O betacaroteno, a vitamina C, a luteína e a zeaxantina garantem a proteção dos olhos contra a cegueira e a degeneração macular relacionada à idade, evitando que os seus olhos fiquem doentes, secos ou doloridos.

Gostou de saber os benefícios da melancia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!