Já pensou em você sobrevivendo ao calor de 40ºC só no leque, sem poder fugir para o ar condicionado do shopping? Pois é, meu amigo, essa invenção é tão importante e ajuda tantas pessoas a sobreviver no verão, porém ninguém fala sobre seu inventor. Afinal, quem foi ele?

Durante muito tempo existiam apenas gelo, abanadores – como o querido leque – ou ainda ventiladores para amenizar o terrível calor, porém no início do século XX tudo mudou. Em Nova York uma empresa chamada Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing percebeu que seu trabalho acabava ficando muito danificado durante o verão já que o calor fazia o papel absorver umidade, assim tornando as escritas borradas. Por esta razão eles decidiram contratar um engenheiro formado pela Universidade Corvell chamado Willis Carrier e encomendar uma solução para este terrível problema.

quem inventou ar condicionado tricurioso 1

Então, em 1902 Carrier apresentou um processo incrível que resfriava o ar, fazendo-o circular através de dutos que eram artificialmente resfriados. Além de terminar com o problema do calor, Carrier percebeu que seu invento também retirava a umidade do ar, algo que diversas fábricas de Nova York tinham desejo de possuir já que seus produtos acabavam alterados em função do vapor de água no ar. Logo, percebe-se que este foi o primeiro ar condicionado contínuo que funcionava através de um processo mecânico de toda a história!

Não demorou para que o produto ficasse famoso, para ter ideia em 1921 o cinema Tivoli ficou extremamente famoso por justamente oferecer a tecnologia aos seus clientes, durante o verão as filas eram quilométricas. Infelizmente, a crise de 1929 surgiu e o aparelho acabou perdendo popularidade já que era um item supérfluo quando pensamos que na época era complicado até mesmo comer. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, o ar condicionado voltou com força total, sendo que grande parte das residências americanas já o possuíam.

Incrível como grandes inventos surgem de necessidades particulares, não acha? Comente!