A Urban Rigger, uma empresa dinamarquesa especializada em arquitetura e construção de moradias, desenvolveu uma maneira ecologicamente correta de fornecer apartamentos acessíveis e confortáveis ​​para estudantes que possuem pouco dinheiro. Seus alojamentos inovadores são construídos a a partir da reciclagem de contêineres e flutuam com a ajuda de plataformas localizadas em portos próximos da região urbana.

A ideia para a construção desses dormitórios em contêineres surgiu quando o co-fundador da Urban Rigger, Kim Loudrup, começou a procurar um alojamento com um preço acessível para seu filho mais velho e percebeu que os aluguéis eram absurdamente caros. Assim, sua empresa se uniu à uma companhia de arquitetura dinamarquesa, a Bjarke Ingels, para propor uma alternativa mais barata.

empresa transforma conteineres em apartamentos acessiveis para estudantes 1

“Meu filho mais velho precisava de um lugar para morar quando estava indo para a universidade”, disse ele à revista Fact Co. Design . “Quando buscamos na Internet o preço e a disponibilidade de moradias estudantis em algum lugar perto de nós, percebemos que o preço era um verdadeiro pesadelo.”

As duas empresas decidiram que os contêineres faziam mais sentido para a construção de apartamentos modulares que fossem acessíveis e confortáveis. Cada uma das unidades é composta por três contêineres que oferecem espaço suficiente para até 12 alunos morarem ao mesmo tempo. Os dormitórios são isolados com aerogéis ultraleves desenvolvidos pela NASA, possuem redes elétricas através de placas da energia solar e também são equipados com lavanderias operadas por aplicativos móveis.

empresa transforma conteineres em apartamentos acessiveis para estudantes 2

Depois de fazer algumas pesquisas, a Urban Rigger descobriu que em 80% das cidades europeias as universidades ficavam localizadas perto do centro das cidades. Por isso, eles tiveram que pensar em como posicionar seus apartamentos em algum lugar que ficasse próximo das faculdades e que ao mesmo tempo fosse barato. A pesquisa também apurou que muitas cidades na Europa possuem áreas portuárias perto do núcleo urbano, por isso eles decidiram colocar a ideia dos contêineres flutuantes em prática nas regiões dos portos.

O primeiro protótipo dos dormitórios contêineres foi construído no porto de Copenhague em 2017. A empresa já está trabalhando em 20 unidades (240 apartamentos) que serão colocadas em outras cidades da Dinamarca e em outras 24 unidades (288 apartamentos) que terão a Suécia como destino.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!