O morango é uma das frutas mais amadas do planeta, pois além da sua versatilidade, possui um sabor agradável que atrai muitas pessoas. A história do morango remonta à Roma antiga, mas foram os franceses os primeiros a cultivar morangos em larga escala durante o século XVII. Atualmente, a fruta é cultivada globalmente e pode ser encontrada como ingrediente não apenas em produtos alimentícios, mas também em perfumes, batons e loções. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

O morango tem uma quantidade significativa de polifenóis que podem ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, inibindo a formação de plaquetas e até mesmo auxiliando na regulação da pressão arterial por meio de mecanismos anti-inflamatórios. Isso faz com que o morango seja uma das frutas mais recomendadas quando o assunto é a saúde do coração.

quais sao os beneficios do morango para a saude 1

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é conhecido por ser a primeira linha de defesa contra ataques patogênicos potencialmente prejudiciais. O morango pode ser um grande amigo da sua imunidade, pois é uma excelente fonte de vitamina C, que age como um potente antioxidante ao neutralizar os radicais livres. Além disso, essa fruta pode fortalecer a resposta do seu sistema imunológico contra possíveis infecções, como o resfriado comum.

Ajuda a prevenir o câncer

O morango possui características antioxidantes e anticancerígenas que podem auxiliar na prevenção de vários tipos de câncer. Estudos sugerem que o consumo regular do morango está ligado a uma redução considerável na metástase das células cancerosas.

É bom para a pele

A vitamina C, presente em abundância no morango, é eficiente na inibição das ações dos radicais livres que podem causar o envelhecimento prematuro da pele, como linhas finas, rugas e até mesmo a flacidez da pele. Além disso, o morango contêm ácido elágico, que é um antioxidante que promove a produção de colágeno e fornece proteção contra os raios UV, mantendo a pele macia e saudável.

quais sao os beneficios do morango para a saude 2

Melhora as funções cognitivas

O morango é rico em vitamina C e fitoquímicos que ajudam a revigorar todo o sistema nervoso. Além disso, essa fruta possui uma quantidade considerável de iodo e potássio, que são geralmente associados à melhora da função cognitiva, pois estimulam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

É bom para a visão

O morango contém ácido elágico, flavonoides e fitoquímicos fenólicos que podem ajudar na prevenção de problemas relacionados aos olhos, como degeneração do nervo óptico, aumento da vulnerabilidade a infecções oculares e a degeneração macular. Além disso, essa fruta contêm potássio, um potencial regulador da pressão ocular.

E você, consome morangos com frequência? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!