Pepsi ou Coca-Cola? Essa é a eterna questão que sempre incomodou os fãs de refrigerantes durante gerações e que continuará a dividir as massas nos próximos anos. Todo mundo tem sua preferência e muitas vezes os argumentos podem até entrar em conflito sobre qual refrigerante é o mais delicioso. Como já citamos aqui no TriCurioso algumas curiosidades sobre a Coca-Cola, chegou a hora de falarmos sobre alguns fatos interessantes sobre o lado “pepsiano” da força. Confira:

1. A Pepsi era originalmente conhecida como “Brad’s Drink”, tendo sido criada em New Bern, Carolina do Norte, por Caleb Bradham em 1893.

2. O refrigerante teve seu nome trocado para “Pepsi-Cola” no ano de 1898. O novo nome deriva de um dos ingredientes da bebida, a pepsina, uma enzima digestiva. Os outros ingredientes da sua fórmula incluem nozes de cola, baunilha e açúcar.

3. Curiosamente, o criador do refrigerante era um químico que trabalhava em uma farmácia. Originalmente, Bradham projetou a bebida para que ela fosse saborosa e ao mesmo tempo ajudasse na digestão.

curiosidades interessantes sobre a pepsi 1

4. Durante o auge da Guerra Fria, a Pepsi conseguiu entrar no mercado soviético, um feito que nenhum concorrente tinha conseguido anteriormente. Isso aconteceu porque em 1972 a PepsiCo (fabricante da Pepsi) fechou um acordo com o governo da URSS para vender o seu produto na União Soviética, desde que a empresa americana passasse a comercializar e a distribuir a vodka destilada Stolichnaya nos Estados Unidos. Como resultado, a Pepsi se tornou o primeiro produto de consumo americano a entrar no mercado soviético.

5. Em 1975, a empresa encorajou os consumidores a aceitar um desafio que envolvia beber um copo de Pepsi e um copo de Coca-Cola com os olhos vendados para que eles não soubessem qual estavam tomando. Os resultados mostraram uma preferência pelo sabor da Pepsi, o que fez com que os executivos da marca passassem a insistir na tese de que o sucesso da Coca-Cola era mais uma questão de marketing do que de sabor. Esse período ficou conhecido como “Guerra das Colas”.

6. Entre 1922 e 1933, a Coca-Cola teve a chance de adquirir a Pepsi em três ocasiões diferentes. Por razões desconhecidas, a Coca-Cola recusou todas essas oportunidades, garantindo a sobrevivência de uma rivalidade entre as duas que sobrevive até hoje.

7. Durante os anos 90, a empresa criou um super-herói bizarro chamado “Pepsiman” para ser o mascote oficial do refrigerante no Japão. Ele chegou a alcançar um sucesso considerável, o que rendeu até um jogo para o Playstation.

curiosidades interessantes sobre a pepsi 2

8. Hoje em dia, garrafas de refrigerante de dois litros são facilmente encontradas nas prateleiras dos supermercados, mas antes de 1970 elas não existiam. Foi a PepsiCo a grande responsável por lançar a garrafa de dois litros no mercado. Ela foi inventada por Nathaniel Wyeth, da empresa química DuPont, que até recebeu a patente do produto em 1973.

9. Por causa do sotaque, muitos argentinos se referiam a marca como “Pecsi”. A fabricante do refrigerante decidiu reformular o produto como tal na Argentina em 2009.

10. A Pepsi chegou a enfrentar abuso e ameaças do Ku Klux Klan quando a empresa começou a entrar no mercado afro-americano durante a década de 1940.

11. Em cada lata de Pepsi há cerca de oito colheres de chá de açúcar, o que equivale a aproximadamente 32 gramas. Isso significa que existem aproximadamente 128 calorias em uma lata padrão de 330ml do refrigerante.

12. Existem alguns sabores bizarros da Pepsi em todo o mundo, incluindo pepino gelado, sobremesa de castanha francesa, sorvete cremoso e até melancia salgada!

curiosidades interessantes sobre a pepsi 3

13. Durante o auge da Grande Depressão, a marca quase faliu por causa do aumento nos preços do açúcar em 1931.

14. Em 2013, a receita líquida da PepsiCo no mundo foi de US$ 66,2 bilhões, com uma margem de lucro operacional impressionante de US$ 14,6 bilhões.

Curtiu as curiosidades? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!