Emagrecer é sempre um problema que afeta as pessoas ao nosso redor, logo sempre vemos surgir diversas dietas diferenciadas e com nomes bastante curiosos e uma das que eu tenho visto com bastante frequência é a Low Carb. Mas afinal, o que é isso?

Como o próprio nome já diz, a dieta low carb é baseada justamente em ingerir pouco ou nenhum carboidrato, assim o substituindo por alimentos ricos em proteínas e gorduras boas. Ou seja, grãos, massas, pães, bolos e diversos outros alimentos ricos em carboidratos são substituídos por fibras e gorduras encontradas em vegetais, carnes, ovos e queijo. O conceito todo da dieta está no fato do carboidrato ser o nosso combustível, isto porque se transforma em Trifosfato de Adenosina (ATP) e permite que nosso organismo desempenhe tanto as atividades externas (caminhar, correr, digitar, etc) quanto as internas (respiração celular, cicatrização, digestão, etc).

o que e dieta low carb tricurioso 1

Quando você simplesmente para de ingerir carboidrato, o corpo começa a buscar em sua própria gordura a fonte de energia para realizar todas essas tarefas, assim promovendo o emagrecimento. Outra sacada da dieta low carb é que o equilíbrio composto pela ingestão de proteínas e gorduras acaba diminuindo seu apetite já que o nível de insulina se mantém. Vale ressaltar que esta é uma dieta que não deve ser feita por longos períodos, sendo utilizada apenas para atingir X objetivo em um período determinado pelo seu nutricionista. Após atingir o peso ideal, você deve reintroduzir os carboidratos a sua dieta aos poucos. É muito importante que caso você esteja pensando em apostar na dieta low carb, procure logo um nutricionista que faça uma dieta equilibrada para você, assim promovendo um emagrecimento saudável.

Você conhecia esta dieta? Já a fez? Conte para a gente nos comentários!