Todos sabemos que beber água é essencial para que nossa saúde permaneça em dia, até porque cerca de 60% de nosso corpo é composto por esta belezinha. Mas afinal, você sabe quanta água deve beber por dia? É o que hoje iremos descobrir!

Pois bem, antes de começar preciso frustrar você dizer e a resposta depende de uma série de fatores. Por exemplo, um atleta adulto tem uma necessidade de beber água muito maior do que uma criança. Só para ter uma ideia, alguns dos fatores determinantes são: o clima, o quanto realiza atividades físicas, o metabolismo, o peso, o tipo de comida que ingere, o peso e até mesmo o quanto de álcool bebe. Porém, para que você não se desespere, existe um cálculo que ajuda você a ter uma ideia da média de água que precisa tomar diariamente. Para chegar a este resultado basta multiplicar seu peso por 0,03. Ou seja, alguém que pesa 55 quilos precisa ingerir 1,65 litros de água diariamente.

agua com acucar acalma tricurioso

Leia também: Tomar água ajuda a emagrecer?

Porém, este cálculo faz apenas uma média, então não precisa ficar mensurando a água que bebe diariamente. A melhor sugestão é ingeri-la sempre que sentir sede, isto porque ela é o sistema de defesa que o organismo adere para que você não fique desidratado. Mas vale ressaltar que esta é uma sugestão apenas para pessoas que tenham sua saúde perfeita, isso porque pessoas com insuficiência renal, por exemplo, precisa ingerir menos líquidos do que alguém sem a doença.

Mas por que precisamos beber água?

Essa resposta é simples. A água é quase um elixir da vida. É ela a responsável por controlar nossa pressão arterial, prevenir cãibras, aumentar nossa resistência física, auxiliar na prevenção e tratamento de infecção urinária, regula nossa temperatura corporal, traz a sensação de saciedade – ajudando a emagrecer, previne o ressecamento da pele, revitaliza tanto as células quanto as mucosas, promove a absorção e transporte de nutrientes, reduz a retenção de líquidos, melhora o funcionamento do intestino e muito mais.

Incrível como a água é importante, não acha? Comente!