Curiosidades, Saúde

Por que as unhas descamam?

Por que as unhas descamam?

Para quem curte deixar as unhas crescerem, a palavra descamar já causa arrepios, isto porque o segredo para uma linda e longa unha é justamente sua resistência. Mas afinal, por que as unhas descamam?

Pois bem, isto tem até mesmo um nome médico: onicosquizia. É assim que a área de saúde chama este descamar irritante qu e pode ser causado tanto por trauma quanto por doença ou condição sistêmica, então fique alerta quando isso simplesmente começar a ocorrer, afinal com saúde não se brinca. Mas não se assuste, em geral essas causas sistêmicas são apenas a ausência de alguma ou algumas vitaminas ou minerais, o que pode ser facilmente resolvido com uma reeducação alimentar.

Para que possamos entender melhor, as unhas são formadas por uma proteína chamada queratina que também é encontrada nos fios de cabelo. Ao crescer, as unhas vão se formando a partir de diferentes camadas de tecido que ficam uma sobre a outra. Quando a unha começa a descamar, significa que essas camadas de pele estão se soltando e deixando sua unha mais fina, o que consequentemente a torna quebradiça. Além das causas relacionadas ao seu corpo e absorção de vitaminas/nutrientes, também existem algumas causas externas que podem estar promovendo a onicosquizia. Veja a lista:

– Utilizar esmaltes por muito tempo, assim não permitindo a unha respirar;
– Manter as unhas sob água por longos períodos, neste caso a água quente ainda é mais maléfica;
– Utilizar por muito tempo e de forma frequente unhas postiças;
– Traumas ocorridos diretamente nas unhas como batidas, por exemplo;
– Utilizar o esmalte ‘na marra’, sem utilizar acetona ou outros removedores;
– Utilizar as unhas para tarefas diárias tais como raspagem de algo, por exemplo.

Para entender se a causa é interna ou externa, basta observar se são apenas as unhas das mãos que estão com este problema ou se as unhas dos pés também estão descamando. Se seus pezinhos também estiverem sofrendo com o mesmo problema, é provável que a causa seja o mau funcionamento do seu corpo. Agora, se são apenas as unhas das mãos que estão descamando, a causa é externa. Caso tenha dúvidas, consulte seu médico de confiança.

Você sabia que a forma como você cuida de suas unhas pode ser a culpada pela tão temerosa descamação? Comente!

Leia Também: