Uma das características mais marcantes em um galo ou em uma galinha é a sua crista. Essa protuberância carnuda semelhante a uma coroa que fica localizada no topo da cabeça pode muitas vezes ser vista de longe. Mas afinal, por que esses animais têm toda essa “ornamentação”?

Com cerca de 3 a 8 semanas de idade, dependendo da raça, os filhotes geralmente começam a desenvolver cristas avermelhadas. A crista de um galo gradualmente se tornará maior e mais vívida do que o de uma galinha. Acredita-se que isso aconteça pelo fato de que a crista pode ser utilizada pelos machos para atrair as fêmeas durante o período de acasalamento. É muito comum uma galinha dar preferência a um parceiro viril e ela sabe que o tamanho da crista do galo é naturalmente um reflexo dos seus níveis de testosterona.

por que a galinha tem crista 1

Outro objetivo do crista é ajudar na regulação da temperatura do corpo. As raças de galinha provenientes de países com o clima mais quente, como a Legorne da Itália e a Fayoumi do Egito, costumam ter cristas que contam com um mecanismo interno capaz de fazer o sangue circular mais rapidamente nos dias quentes, liberando o calor mais rapidamente para fora do corpo. Além disso, essas protuberâncias grandes são mais suscetíveis ao congelamento. Por isso, em locais de clima gelado, a raças que contam com cristas menores conseguem lidar melhor com o frio do que raças com cristas grandes. Essas raças incluem a Buckeye, com a crista de “ervilha” e a Wyandotte, com sua crista “rosa”.

Vale lembrar que a raça da ave é o que determina a forma, o tamanho e a cor da protuberância. O estilo tipo mais comum entre as galinhas é a “simples”, que basicamente consiste em uma lâmina elevada por uma série de ziguezagues como se fossem dentes ou serras verticais. A cor mais comum costuma ser uma tonalidade vermelha brilhante. Mas independentemente de suas características, como tipo e cor, a crista da galinha é um reflexo natural e muito evidente da saúde da ave. Uma crista cheia e vistosa pode servir como um ótimo sinal de que uma galinha está saudável.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário com a gente!