Ainda que soltar um pum seja um ato completamente natural do ser humano, ele é definitivamente desagradável em algumas situações formais. Como alternativa, muita gente tenta “prendê-lo” por horas até ficar sozinho o suficiente para conseguir “liberar tudo” tranquilamente. Essa pode até ser uma necessidade normal, mas será que prender o pum pode causar alguma reação negativa no nosso corpo?

É muito improvável ​​que isso possa realmente afetar a sua saúde seriamente, até porque, por mais que você tente, se o seu corpo quiser “desesperadamente” se livrar desses gases desagradáveis isso eventualmente acontecerá. Na verdade, os seres humanos soltam entre 10 a 20 puns por, sendo que a gente nem percebe a maioria deles. Por ser um subproduto normal da digestão dos alimentos, podemos até impedi-los por um certo tempo quando estamos concentrados, mas assim que nos distraímos, as comportas provavelmente se abrirão naturalmente.

Dito isto, a única exceção real à regra de que “segurar um pum não vai te ferir gravemente”, é o conjunto de pessoas que têm algum tipo de obstrução severa nos canais por onde as flatulências passam. Por exemplo, se houver alguma fraqueza rigorosa nas paredes do cólon, eventualmente elas poderiam se romper. Só que, embora isso possa ser assustador à primeira vista, não existe uma razão real para se preocupar, pois esse tipo de coisa só pode acontece com pacientes extremamente doentes e mesmo assim só seriam possíveis em casos muito raros.

segurar o pum pode fazer mal a saude 1

Ainda assim é importante deixar claro que, apesar do aprisionamento do pum geralmente não causar problemas graves, ele ainda pode fazer com que você se sinta estufado e desconfortável. Isso acontece porque o nosso trato digestivo é como um daqueles grandes balões que os palhaços usam para criar figuras animais, ou seja, qualquer acúmulo de gás dentro dele afetará de alguma forma a sua expansão e tamanho. Desse modo, a aglomeração de ar no trato gastrointestinal, como no cólon, pode eventualmente causar inchaços e desconforto.

Se o seu objetivo é tentar reduzir a quantidade de flatulências, tente consumir mais probióticos, que podem ajudar a alinhar as bactérias em seu intestino. Alimentos fermentados como iogurte são boas maneiras de obter mais probióticos ou você pode até mesmo experimentar pílulas probióticas específicas para regular o seu trato digestivo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!