O chuchu é um vegetal muito popular no mundo todo e que acredita-se ter se originado na América Central, especialmente nas regiões de países como Costa Rica e Panamá. A popularidade do chuchu está altamente ligada à fatores como a sua facilidade de cultivo, o seu sabor refrescante e alto teor de água na sua composição. Embora seja muitas vezes seja usado para descrever coisas “sem graça” por causa de seu gosto discreto, muitos estudos já mostraram que ele pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Que tal conhecer alguns?

Ajuda na digestão

Consumir o chuchu com uma certa frequência é uma ótima forma de adicionar ao seu corpo a quantidade necessária de fibras que ele necessita para funcionar bem. As fibras vão definitivamente ajudá-lo a manter um bom processo digestivo, evitando problemas como prisão de ventre e dores abdominais.

quais sao os beneficios do chuchu para a saude 1

Auxilia no controle da pressão arterial

O consumo regular do chuchu ajuda a regular os níveis de pressão arterial no corpo. Tudo isso foi comprovado por um estudo realizado na Purdue University, no estado americano de Indiana. Neste estudo em particular, o chuchu foi usado como chá e consumido na forma de uma bebida, sendo que todos os resultados mostraram que ele é definitivamente capaz de diminuir os níveis de pressão arterial no corpo.

Combate o envelhecimento precoce

O chuchu é um vegetal que tem uma quantidade muito alta de flavonoides, que são capazes de ajudar o corpo a combater substâncias nocivas como os radicais livres, que são moléculas altamente instáveis que podem ser prejudiciais ao organismo. Os radicais livres são capazes de causar o envelhecimento prematuro, bem como outras doenças perigosas e o consumo do chuchu pode ser uma forma muito eficiente de combatê-las.

Auxilia na perda de peso

O chuchu possui uma quantidade muito baixa de calorias, o que significa que ele é um ótimo alimento para as pessoas que buscam perder alguns quilos. Além disso, o chuchu contém muita fibra, que promove uma sensação de saciedade e faz com que a pessoa sinta menos vontade de comer excessivamente.

quais sao os beneficios do chuchu para a saude 2

Contribui para uma gravidez saudável

O chuchu é muito rico em folato, que é necessário no processo de divisão das células do feto no ventre da mãe. Desse modo, o consumo desse vegetal é recomendado para mulheres grávidas, pois ele pode ajudar o bebê a crescer e se desenvolver de maneira adequada, além de evitar que ele sofra de  possíveis defeitos neurológicos.

Previne a anemia

A anemia é resultante de uma deficiência de ferro e vitamina B2 no corpo. O chuchu contém estes dois compostos que são capazes de estimular a produção das células vermelhas do sangue, o que ajuda a evitar o surgimento da anemia no corpo.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!