Conhecido como o rei da televisão brasileira, Silvio Santos é um dos homens mais influentes de nosso país e um verdadeiro espelho para quem deseja ser um comunicador de sucesso no futuro. Há mais de cinquenta anos no ar, inicialmente na Globo, passando para a TVS e em seguida com o SBT, Silvio é dono de uma longa e tradicional programação nos dias de domingo. Seus programas “Roda a Roda”, “Show do Milhão”, “Qual é a Música”, “Topa Tudo por Dinheiro” e vários outros fazem parte da cultura e da memória brasileira.

O jeito brincalhão de Silvio o tornou muito admirado por inúmeras pessoas no Brasil e muita gente ficou famosa imitando o veterano, que está chegando aos 90 anos e permanece no ar com uma enorme vitalidade. E entre as características mais lembradas do apresentador e empresário está o seu jeito ímpar de gesticular e o seu tradicional microfone de lapela, que por muitos anos chamou a atenção de quem estava acostumado com microfones de mão e auriculares (aquele, usado atrás da orelha até a boca).

E o microfone prateado de Silvio se tornou algo tão importante para ele que tem um guardião. Em primeiro de junho de 2016, o UOL publicou uma matéria falando sobre um funcionário exclusivo para cuidar do microfone. O operador de áudio Joaquim Ferreira Neto foi responsável por colocar o microfone no apresentador por muitos anos. De acordo com ele, o modelo foi inspirado no utilizado por chacrinha. O microfone foi feito sob medida para Silvio, já que os antigos atrapalhavam o visual das gravatas.

Silvio Santos

Mas por qual motivo é no peito? Bom, por se tratar de um animador de programas de auditório, ele precisa ter as mãos livres para gesticular com seus convidados e participantes dos quadros. O microfone nesse estilo deixa as mãos livres e dá um ar de proximidade do apresentador com quem acompanha de casa. Outros apresentadores já utilizaram esse estilo. Gugu, inspirado pelo próprio Silvio Santos, chegou a utilizar esse modelo. Manoel de Nóbrega, Sérgui Chapelin e Haroldo de Andrade também fizeram o uso. Silvio deixou de usar o microfone em 2014.

Ma, ôe! E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!