Médicos e pesquisadores de várias partes do mundo já sabiam durante muito tempo que o clima frio e os resfriados têm a capacidade de desencadear ataques de asma, mas nunca conseguiam entender exatamente o porquê. No entanto, um estudo recente parece ter finalmente desvendado esse mistério e pode até mesmo fornecer aos profissionais de saúde as ferramentas necessárias para tratar os ataques de asma provocados pelo frio de uma forma bem mais eficaz.

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional do Coração e Pulmão do Imperial College, em Londres, conseguiu identificar uma molécula que supostamente é responsável por desencadear um ataque de asma durante o clima frio, que costuma trazer consigo um aumento nos casos de resfriados. Os pesquisadores descobriram que os asmáticos têm células no revestimento de suas vias aéreas que são mais propensas a produzir uma pequena molécula chamada IL-25. É essa a molécula que os cientistas acreditam ter a capacidade de causar uma sequencia de eventos no sistema respiratória que culminam em um ataque de asma.

por que o frio pode causar ataques de asma 1

Para o estudo, que foi publicado na revista Science Translational Medicine, os pesquisadores compararam células pulmonares de pessoas com e sem asma e descobriram que quando as células pulmonares das pessoas com asma estavam infectadas com um rinovírus, uma das principais causas do resfriado comum. Na verdade, elas produziam 10 vezes mais IL-25 do que as células pulmonares dos indivíduos saudáveis. Os cientistas ainda realizaram um estudo similar no qual eles infectaram voluntários com um resfriado de forma proposital e depois observaram as alterações no tecido pulmonar nos pacientes. Mais uma vez, eles descobriram que os asmáticos tinham mais IL-25 em suas células pulmonares do que os participantes que não sofriam do problema.

A boa notícia é que a equipe de pesquisadores também conseguiu encontrar uma maneira de bloquear a produção massiva de IL-25, pelo menos em camundongos. Caso eles sejam capazes de aperfeiçoar um método seguro o suficiente para aplicar essa técnica em humanos, isso pode proporcionar aos médicos uma nova maneira de ajudar a lidar com seus pacientes asmáticos durante os períodos do ano mais propensos ao surgimento de gripes e resfriados.

Sabia dessa? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário com a gente!