Cá estamos novamente, meus amigos, em mais um feriado perfeito para descansar, ver a família e dar aquela volta na praça da cidade. Mas afinal, por que dia 2 de novembro é feriado?

Hoje é Dia de Finados, um feriado da Igreja Católica reservado para rezar e visitar nossos entes queridos que já faleceram. Este é um costume que vem desde o século II quando cristãos oravam e visitavam túmulos de mártires. Foi no século V que a Igreja decidiu que dedicaria um dia do ano que para rezar a todos os que já faleceram e foram esquecidos. O abade Odilo de Cluny em 998 também pedia aos monges que fizessem preces àqueles que já não estavam no mundo dos vivos.

Mais a frente, no século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) solicitavam que a comunidade dedicasse um dia do ano aos que faleceram. Porém, foi apenas no século XIII que este dia foi definido em 2 de novembro, isto porque dia 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. No México existe uma bela tradição para esta data que se inicia em 31 de outubro e finaliza em 2 de novembro, esta se chama Dia dos Mortos (Dia de los Muertos) onde as famílias fazem altares com fotos e oferendas a todos os que já faleceram.

por que 02 de novembro finados tricurioso

O que as pessoas fazem no Dia de Finados?

Em geral, as famílias se reúnem para visitar os cemitérios onde seus entes queridos estão, assim podendo levar flores e fazer orações, relembrando da memória daquela pessoa tão importante e que faz falta. É comum que se acendam velas, levem coroas de flores e outros presentes, assim deixando o tumulo bastante enfeitado. O movimento nos cemitérios em 2 de novembro costuma ser muito grande, logo é importante que você não perca tempo caso tenha interesse em prestar suas homenagens também.

Você conhecia a motivação deste feriado? Comente!