Sabe aquele momento em que você fica um pouco tonta e já surge alguém dizendo: “Coloca sal embaixo da língua!” Pois é, esta é a recomendação geral para quem está com sintomas de pressão baixa, porém quem sofre de pressão alta precisa ficar longe deste vilão. Mas afinal, por que o sal aumenta a pressão arterial?

Pois bem, isso ocorre porque o sal é capaz de aumentar o volume de sangue que passa pelas veias e artérias. Este ‘poder’ acontece em função da característica do cloreto de sódio (sal de cozinha) de atrair moléculas de água para si. Logo, quando alguém ingere alimentos que possuem muito sal, o mesmo fica acumulado no sangue e no fluido extracelular – fora das células do corpo. É então que ocorre o equilíbrio osmótico, o sódio aumenta a afinidade entre esses fluídos com a água e o organismo com um todo que precisa manter a proporção entre ela e o sal no espaço extracelular disponível.

por que sal aumenta pressao tricurioso 1

Para que este equilíbrio ocorra, o corpo retem mais água e isso faz com que a quantia de sangue circulando aumente nos vasos, assim elevando a pressão arterial. Para repor a água do seu corpo existam duas maneiras: A primeira é óbvia, beba bastante água para que a mesma seja rapidamente absorvida. Agora, caso isso acabe não acontecendo, hormônios antidiuréticos são naturalmente liberados pelo cérebro e fazem com que seus rins acabem retendo mais água. Já percebeu que quando você come algo muito salgado, sente muita sede? É um sinal do seu corpo pedindo socorro, implorando para que você reponha água nele.

É por isso também que quando você estiver com a pressão baixa, o sal auxilia a equilibra-la, sendo um poderoso aliado anti-desmaios.

É espantoso como nosso corpo é complexo, não acha? Comente!