O cogumelo shitake é um dos tipos de cogumelos mais cultivados no mundo. Ele se originou em algumas áreas do leste asiático, que correspondem ao territórios de países como China, Japão e das Coreias. O cogumelo shitake pode ser usado como uma iguaria em vários pratos, o que inclui sopas, refogados ou até mesmo nas refeições diárias. Que tal conhecer os benefícios ele pode trazer para a saúde?

Ajuda na perda de peso

O cogumelo shitake pode ser um grande auxiliar na perda de peso, pois 100 gramas desse alimento contêm apenas 35 calorias. Além disso, ele fornece a maior parte dos nutrientes de que você precisa diariamente, sem atrapalhar a ingestão diária de calorias.

quais sao os beneficios do cogumelo shitake 1

É bom para os ossos

Os minerais presentes no cogumelo shitake podem ajudar no fortalecimento dos seus ossos e articulações. Esse cogumelo contem quantidades consideráveis de cálcio e cobre, que contribuem na manutenção de uma estrutura óssea forte e saudável. Vale lembrar que o cobre também ajuda na construção de células sanguíneas e por isso também pode prevenir a anemia.

Auxilia na digestão

O cogumelo shitake possui um bom número de fibras dietéticas. Essas fibras têm a capacidade de expulsar várias toxinas do seu sistema digestivo, livrando-o de problemas como a constipação. Esse cogumelo também conta com todos os oito aminoácidos essenciais e ácidos linoleicos essenciais no processo de digestão dos alimentos.

Promove energia

O cogumelo shitake possui vitaminas e minerais que são vitais para o metabolismo e para a produção de energia. Juntamente com o cobre presente na composição do cogumelo, todos esses nutrientes podem aumentar a taxa metabólica do corpo e contribuir na geração de bastante energia.

quais sao os beneficios do cogumelo shitake 2

Protege o coração

O cobre presente no cogumelo shitake também é vital para a circulação saudável do sangue em nosso corpo. Esse cogumelo também contêm uma enzima chamada eritadenina, que impede a constrição dos vasos, o que acaba reduzindo a pressão sanguínea. A circulação fácil e os vasos não obstruídos promovem uma menor tensão no coração, mantendo-o saudável e com desempenho ideal.

Ajuda a combater o câncer de mama

O cogumelo shitake é rico em antioxidantes capazes de livrar o corpo dos efeitos dos radicais livres que podem causar câncer. Ele possui ácido linoleico, que pode gerenciar os níveis de estrogênio no corpo e diminuir o risco do surgimento do câncer de mama. Mas não se esqueça de consultar o seu médico antes de tomar qualquer decisão relacionada ao seu consumo.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!