Saúde

Quais são os benefícios da quinoa para a saúde?

A quinoa (Chenopodium quinoa) é uma planta que tem sido cultivada há milhares de anos e que se originou nas montanhas dos Andes, na América do Sul, onde seus grãos servem como um alimento básico para várias culturas indígenas. No entanto, foi apenas nos últimos anos que ela atraiu a atenção mundial, principalmente por causa do grande número de descobertas feitas a respeito das suas propriedades medicinais. Que tal conhecer os benefícios que esse cereal pode trazer para a sua saúde?

Promove a perda de peso

A quinoa contém um alto teor de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Ao consumir esse alimento, as fibras presentes na sua composição irão ajudar a promover uma melhor digestão, reduzir o apetite e mantê-lo saciado por longos períodos de tempo, o que acabará por resultar em uma redução gradual do peso corporal. Além disso, ela pode ser usada como uma fonte de vários nutrientes fortalecedores do corpo, equilibrando os níveis de energia ao longo do dia.

Possui propriedades anti-inflamatórias

A quinoa possui butirato, que é conhecido por ser um agente combatente de várias inflamações que podem afetar o corpo humano. Além disso, a presença de vitamina B na quinoa ajuda a manter os níveis adequados de homocisteína, um hormônio naturalmente presente no nosso corpo que pode influenciar no surgimento de inflamações.

Promove a saúde cardiovascular

A quinoa pode ser usada como um auxiliar na redução dos níveis de colesterol ruim, que podem levar ao surgimento de doenças coronárias. Além disso, através dela você pode obter a quantidade necessária de ácido oleico e alfa-linolênico que precisa regularmente, evitando que o seu coração seja vítima de problemas cardiovasculares. Mas vale lembrar que os doentes cardíacos devem usar a quinoa apenas como um auxílio e não como um substituto de tratamentos específicos.

É uma ótima alternativa para pessoas com intolerância ao glúten

A quinoa é uma alternativa segura para as pessoas que sofrem com doença celíaca ou algum outro tipo de intolerância ao glúten. A comprovação desse fato veio através de análises bioquímicas das proteínas da quinoa, onde foi descoberto que elas não se comportavam como as proteínas do trigo, que são tóxicas para os celíacos.

Ajuda no tratamento da anemia

A principal razão por trás da anemia é a deficiência de ferro no organismo. Por causa disso, muitos nutricionistas concordam que o consumo da quinoa durante o tratamento da anemia pode ser benéfico, pois uma xícara desse alimento contém 3 mg de ferro, cerca de 15% de sua necessidade diária.

É boa para a pele

A quinoa é rica em enzimas necessárias para combater fatores que levam à degradação da pele. Além disso, os nutrientes presentes em sua composição também são benéficos no tratamento da acne, ajudando a diminuir as cicatrizes e até mesmo a impedir a sua recorrência. Por ser um anti-inflamatório natural, ela também pode aliviar efetivamente a vermelhidão e irritação da pele.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Leia Também: