O sangue é o fluido vital que fornece oxigênio para as células do corpo. Ele é um tipo especial de tecido conjuntivo que consiste em glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos suspensos em uma matriz de plasma líquido. Mas apesar da sua importância no funcionamento do corpo, muita gente ainda desconhece várias das suas características. Por isso, aqui estão listados alguns fatos curiosos sobre o sangue.

1. Apesar dos seres humanos terem o sangue de cor vermelha, outros seres vivos podem apresentar cores variadas. Crustáceos, aranhas, lulas, polvos e alguns artrópodes geralmente tem o sangue na cor azul, vermes e sanguessugas apresentam a cor verde e algumas espécies de vermes marinhos podem ter o sangue violeta!

2. A cor do sangue é determinada pelo tipo de pigmento respiratório usado para transportar oxigênio através do sistema circulatório para as células. O pigmento respiratório dos humanos é uma proteína chamada hemoglobina, que pode ser encontrada nos glóbulos vermelhos.

curiosidades interessantes sobre o sangue 1

3. O corpo de um humano adulto contém aproximadamente entre 4,7 a 5,5 litros de sangue, o que representa cerca de 7% do peso corporal total.

4. O sangue que circula pelo seu corpo é composto por cerca de 55% de plasma, 40% de glóbulos vermelhos, 4% de plaquetas e 1% de glóbulos brancos. Dos glóbulos brancos presentes na circulação sanguínea, os neutrófilos são os mais abundantes.

5. Quase 2 milhões de glóbulos vermelhos em um corpo humano adulto morrem a cada segundo. No entanto, 2 milhões de glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea também a cada segundo, para que possam substituir as células mortas.

curiosidades interessantes sobre o sangue 2

6. Praticamente todo mundo já sabe que os glóbulos brancos são importantes para a manutenção do sistema imunológico, mas pouca gente sabe que certos glóbulos brancos chamados macrófagos são essenciais no período da gravidez. Os macrófagos auxiliam no desenvolvimento das redes de vasos sanguíneos presentes no ovário, algo que é vital para a produção do hormônio progesterona, que por sua vez desempenha um papel fundamental na implantação de um embrião no útero.

7. As distribuições do tipo sanguíneo variam de acordo com a população. O tipo sanguíneo mais comum no Brasil é o O positivo, enquanto o menos comum é o AB negativo.

8. Um litro de sangue é capaz de salvar 3 vidas através da transfusão sanguínea.

curiosidades interessantes sobre o sangue 3

9. Curiosamente, o sangue humano tem cerca de 0,2 miligramas de ouro.

10. Os mosquitos têm uma estranha preferência pelo tipo sanguíneo que sugam. Eles geralmente preferem as pessoas que fazem parte do grupo sanguíneo O.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!