Podemos ter muitas dúvidas sobre várias coisas nesse mundo, mas uma coisa é certa: as câmeras fazem parte da nossa vida. Sejam elas embutidas em smartphones, em máquinas profissionais ou até mesmo no ônibus coletivos, elas nos perseguem de tal forma que fica difícil acreditar que não estamos sendo “vigiados” o tempo todo. Mas mesmo com toda a sua popularidade, existem algumas curiosidades sobre as câmeras que muita gente ainda desconhece. Por exemplo, se a sua lente é redonda, por que a imagem sai quadrada ou retangular?

Obviamente, isso não se trata de nenhuma bruxaria. Essa curiosidade decorre do fato de que as lentes das câmeras não são as responsáveis diretas pela produção da imagem. Em vez disso, as lentes têm a função de focar a luz para trabalhar em conjunto com outras partes importantes das câmeras, produzindo assim a imagem do jeito como estamos acostumados a ver. Uma dessas partes se chama “dispositivo de carga acoplada” (CCD), que é um tipo de sensor responsável pela conversão da luz em elétrons. Esse sensor possui um formato retangular, mas como não conseguimos vê-lo, tendemos a acreditar que todos os elementos que auxiliam o funcionamento da lente redonda possuem a mesma forma.

se as lentes das cameras sao redondas por que a foto sai quadrada 1

Você pode estar agora se perguntando agora: “tá, mas por que as lentes são redondas?” Bem, as primeiras fabricantes de câmeras descobriram que as lentes nesse formato eram mais eficientes na hora de focalizar a luz no filme fotográfico. De certo modo, isso não impediria completamente que as lentes fossem produzidas em outros formatos, mas o design redondo provou ser o mais confiável para a obtenção de melhores imagens e por isso sobrevive até os dias atuais.

Quanto ao formato quadrado ou retangular das fotografias, existem várias razões por trás dessa escolha. Por exemplo, quando se trata de exibir fotos, fica muito mais fácil usar esses formatos porque eles são mais facilmente compreendidos pelo nosso campo de visão. Além disso, as câmeras antigas contavam usavam filmes fotográficos, que basicamente eram longas faixas que se desenrolavam à medida que as fotos eram tiradas. Não precisa pensar muito para perceber que era muito mais eficiente usar um filme retangular em uma câmera, em vez de uma série de filmes ovais ou com alguma outra forma.

Por isso, podemos concluir que o uso das lentes redondas juntamente com os sensores quadrados ou retangulares é a combinação perfeita para registarmos os momentos importantes das nossas vidas com qualidade e eficiência.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!