Se você já assistiu alguma apresentação de profissionais de dança em um programa de TV, filme, ou como parte de um espetáculo, você já deve ter percebido que os seus movimentos parecem ter sido cuidadosamente planejados. De fato, esses movimentos podem até parecer espontâneos em certos momentos, mas na maioria dos casos eles foram planejados e praticados por horas antes da apresentação final. Hoje vamos falar sobre o profissional responsável por todo o planejamento dos movimentos que compõem uma dança: o coreógrafo.

Apesar dos próprios dançarinos contarem com a possibilidade de apresentar ideias relacionadas à execução da dança, a pessoa responsável por fazer tudo funcionar em uma apresentação bela e atraente é o coreógrafo. Esse profissional é o responsável direto pelo desenvolvimento de projetos que envolvem a composição de trilhas e roteiros de danças. Na maioria das vezes, o coreógrafo não só desenvolve movimentos de dança perfeitos, como também pratica as coreografias para se certificar de que eles combinam com música em questão, proporcionando assim um bom entretenimento para o público. A palavra “coreografia” vem da língua grega e significam “a escrita de dança.”

Um coreógrafo pode trabalhar como um artista freelancer ou sendo dono do seu próprio negócio. Alguns desses profissionais podem até trabalhar fixamente para estúdios de dança, universidades ou empresas de produção de filmes ou televisão.

o que faz um coreografo 1

Coreógrafos também podem compartilhar os seus conhecimentos com bailarinos individuais ou grandes grupos artísticos. Como eles ensinam movimentos de dança, esses profissionais também acabam fornecendo incentivo e orientação para os dançarinos. Vale lembrar que, apesar de uma determinada dança contar apenas com alguns minutos de duração, muito provavelmente foram necessárias muitas semanas para que seus movimentos fossem aperfeiçoados em uma rotina de trabalho muito intensa.

É importante destacar que o coreógrafo também pode usar os seus conhecimentos de dança para coreografar movimentos para profissionais de ramos bem específicos, como ginastas, líderes de torcida, nadadores, mergulhadores e patinadores no gelo. Qualquer pessoa que precisa executar uma determinada função que faça o uso da música pode se beneficiar através da ajuda desses profissionais. Alguns coreógrafos modernos costumam usar tecnologias avançadas para sincronizar movimentos de dança com luzes, música ou até mesmo apresentações de vídeo, sempre em busca do resultado perfeito.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!