Em casa tenho uma gatinha que não pode ver eu comendo nada, desde fruta a chocolate, que quer participar e ganhar um pedaço. Há alguns dias a vi miar para uma banana e fiquei curiosa, será que gatos podem comer frutas?

Pode até parecer adorável dar frutas aos seus felinos, porém é preciso se lembrar que elas podem trazer efeitos nada positivos na vida deles, afinal gatos são carnívoros. Existe inclusive diversas frutas que são muito perigosas para eles, segue uma lista que vale a pena ser anotada e colocada na geladeira.

Abacate: Esta é uma fruta muito gordurosa que afeta diretamente o pâncreas de nossos amigos peludos, isso além de possuir persin, uma substância tóxica para os gatos.

Uva, caqui e passas: Todas essas são muito maléficas para o sistema digestivo dos bichanos que podem ter desde transtornos intestinais até problemas graves como doenças nos rins.

Banana: Essa é a mais adorada pela Princesinha só de sentir o cheiro, porém se eu fosse coração mole e desse a fruta a ela, minha gatinha teria graves quadros de diarreia.

gatos podem comer frutas tricurioso 1

Pêssego, maçã e ameixa: Todas essas possuem algo chamado ácido cianídrico em suas sementes que causam uma séria intoxicação ao animal que afeta o transporte de oxigênio no sangue, assim alterando a frequência cardiorrespiratória do bichando e o levando a convulsões, coma e até mesmo a morte.

Frutas cítricas em geral: Todas essas – limões, laranjas, abacaxis, tangerinas e outros – são muito ácidas e podem causar de leves a severas irritações na parede do estômago dos gatos.

  • Vale ressaltar que dar petiscos que não sejam feitos para os gatos pode introduzir muito perigo ao seu cotidiano, isso porque faz com que eles tenham desejo por experimentar alimentos diferenciados, assim perdendo a capacidade de identificar alimentos que já estragaram.

Posso dar alguma fruta a meu gato?

Pode sim, porém consulte sempre seu veterinário de confiança para saber qual seria a quantia e frequência ideal já que cada animal possui particularidades que precisam ser consideradas. Boas frutas para presentear seus pequenos são a melancia e o melão, isso porque possuem muita água e auxiliam na hidratação do bichano, mas lembre-se sempre de tirar as sementes para não ocasionar problemas renais.

gatos podem comer frutas tricurioso

Você sabia dessas importantes restrições? Comente!