Em sua história, os seres humanos sempre passaram por diversos problemas relacionados aos resíduos deixados pelos seus costumes: seja o lixo, ou os resíduos deixado pelo próprio corpo, como a urina e o cocô. Foram milhares de anos para que fosse inventado um projeto de água e esgoto encanados, privadas, aterros sanitários e outros modos de descarte do que é produzido pelos seres humanos. Sempre surgem invenções que ajuda a tornar o dia a dia mais fácil, sustentável e barato e o magnata Bill Gates entrou mais uma vez para a lista das pessoas que ajudaram a humanidade a avançar um pouco mais.

Pouco tempo atrás, Bill Gates chamou a atenção ao falar sobre uma máquina capaz de transformar cocô em água limpa em alguns minutos e não é só essa a invenção do multibilionário para a reutilização das fezes humanas. O dispositivo que Bill Gates ajudou a inventar foi o Nano Membrane Toilet, uma privada criada por pesquisadores da Universidade de Cranfield, Reino Unido. A fundação do dono da Microsoft foi a maior apoiadora da pesquisa que promete revolucionar a forma como fazemos o “número dois”.

bill gates 1

O dispositivo levou três anos para ficar pronto e entre as maiores novidades é que não é necessário ter rede de esgoto instalada para o vaso sanitário funcionar. O empresário chamou a atenção de muita gente ao subir no palco para apresentar a novidade segurando um pote com cocô! Ele explicou o funcionamento da invenção e foi apresentado um vídeo que mostra como é o procedimento por dentro da privada, onde o usuário só precisará defecar e fechar a tampa. O vaso possui um mecanismo completamente automático que envia os resíduos para uma câmara de sedimentação que bloqueia odores e por meio da nanotecnologia separa moléculas de água dos resíduos.

A água pode ser utilizada em limpeza ou irrigação agrícola, por exemplo. O resíduo das fezes pode ser utilizado para manter o vaso funcionando ou se o usuário preferir, pode escolher a opção de incinerar as fezes. Vale deixar claro que o sistema não possui qualquer odor. Isso facilita no funcionamento e ameniza alguns desconfortos.

Resíduo virando energia! Deixe seu comentário sobre isso.