Não existe nada mais gostoso, nada mais brasileiro, nada mais nostálgico do que uma boa e deliciosa feijoada e isso me levou a imaginar qual seria sua origem. Afinal, quem inventou a feijoada?

Como em geral, essa também é uma história controversa. Existe uma lenda contada de geração a geração que diz que os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres dos porcos tais como orelhas e pés, assim destinando aos trabalhadores as peças da carne. Nesta época, a alimentação destes escravos era a base de cereais tais como milho e feijão, então era comum que eles pegassem as partes descartadas do animal e as fizessem junto ao feijão.

Porém, a mentira dessa história está no fato dos senhores de escravos desperdiçarem comida, isso porque naquela época de monocultura, escassez e preços altíssimos dos alimentos, não era momento para se dar ao luxo de não comer certas partes de certos animais. Durante o tempo colonial, até mesmo os donos das fazendas morriam por se alimentarem de forma deficiente, logo não havia como os ricos proprietários rurais se darem ao direito de ostentar já que é difícil para todos.

quem inventou feijoada tricurioso

A verdade é que a feijoada já existiria na Europa, porém por lá seu nome era cozido. Até hoje podemos encontrar pratos semelhantes ao nosso, porém com nomes diversos. Na França, temos a cassoulet, na Espanha o cozido madrilenho e na Itália casseruola. A diferença básica é o feijão que por aqui é utilizado do tipo preto, assim tornando este um prato tipicamente brasileiro.

Muito bizarro, não acha? Comente!