O Oumuamua, um objeto interestelar descoberto há mais de um ano, é diferente de qualquer cometa ou asteroide já observado anteriormente. Por causa das suas características extremamente bizarras, muita gente levantou a possibilidade de que ele poderia ser a obra de alguma raça alienígena e um novo estudo realizado com o intuito de examinar a sua órbita parece concordar com essa afirmação.

Dois astrônomos do Harvard-Smithsonian Center examinaram recentemente a aceleração incomum do objeto em forma de charuto durante as suas viagens pelo nosso sistema solar, com o objetivo de descobrir o que poderia ter causado a inesperada movimentação do objeto. Essa aceleração durante a órbita é uma característica dos cometas, pois seus corpos gelados evaporam e expulsam o vapor de água que promove a sua impulsão. Mas a análise prévia do Oumuamua sugeriu que o estranho objeto não se tratava necessariamente de um cometa.

estranho objeto que visitou o sistema solar pode ter origens alienigenas 1

Eles descobriram que a pressão da radiação solar poderia impulsionar o Oumuamua se o objeto, ou parte dele, fosse fino e forte o suficiente para atuar como um tipo de propulsor ao usar a energia solar. Tal estrutura poderia ter se formado naturalmente, mas também poderia representar uma origem artificial, a qual poderia ser atribuída ao trabalho de “extraterrestres inteligentes”.

No entanto, essa conclusão é apenas uma das possibilidades apresentadas no novo estudo. Uma hipótese ainda mais exótica sugere que o Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente à vizinhança terrestre por algum tipo de civilização alienígena. O problema é que já é relativamente tarde demais para observar o Oumuamua com o auxílio dos telescópios existentes ou até mesmo para tentar persegui-lo com foguetes químicos. Desse modo, a sua provável origem e suas propriedades mecânicas só deverão ser decifradas através da busca de outros objetos de seu tipo no futuro.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário abaixo!