O ananismo é um problema de saúde normalmente ligado a fatores genéticos. A criança nasce e seus membros não crescem como deveriam, muitas vezes sua voz não se desenvolve corretamente e ela é considerada um anão. Porém, um caso dramático que trataremos nesse artigo detalha a vida de Adam Rainer, um homem que nasceu anão e acabou se tornando um gigante. O caso raríssimo foi registrado no século 19. Vamos tentar explicar em detalhes o que de fato aconteceu com Adam e quais foram as consequências disso para a sua saúde.

Para quem não sabe, existe o nanismo e também o gigantismo, essas duas condições genéticas são bem diferentes e causam distintos problemas na vida de quem sofre disso. Adam Rainer é a prova de que não existem regras para conviver com essas doenças, já que nasceu anão e morreu gigante. Nascido na Áustria, na cidade de Graz, o rapaz se alistou no exército quanto tinha 18 anos. Sua altura já era considerada baixíssima: 1,30 metro. O exército o considerava fora dos padrões. Aos 21 anos ele havia crescido oito centímetros, mas ainda era considerado um anão.

O fato de seus pais terem estatura média, assim como seus irmãos, tornava o caso dele um tanto estranho, principalmente porque somente suas mãos e pés tinham o tamanho considerado normal, o que era desproporcional para o seu pequeno corpo. O crescimento dele estava acontecendo de forma atrasada. Ele estava aumentando de tamanho em poucos anos após a adolescência. Já adulto ele cresceu mais um metro e os médicos decidiram investigar o que acontecia no organismo do rapaz.

adam 1

Foi descoberto que ele tinha um tumor na hipófise. Essa glândula é responsável pelo crescimento e normalidade do metabolismo. Ela produz espermatozoides, leite nas gestantes e menstruação nas mulheres. Algum problema nesse local acaba criando transtornos, como o crescimento em excesso do corpo. Rainer enfrentou esse problema primeiramente nas mãos, depois no rosto e em todo restante do corpo. As deformações eram visíveis e sua coluna não aguentava o peso do corpo. Ele faleceu sem nem conseguir levantar da cama.

Ele fez uma cirurgia para retirada do tumor, o que deu certo, mas as complicações já eram muito sérias. Ele perdeu audição, visão e não conseguia mais andar, falecendo aos 51 anos com 2,38 metros.

Bizarro! Você já ouviu falar em algo assim? Deixe nos comentários.