A alta definição das câmeras sempre foi uma paixão para mim desde quando a televisão em HDTV nem era realidade no Brasil. Atualmente, boa parte do país já tem televisão digital com imagem e áudio de cinema, mas sempre existem novidades que nos fazem pensar se em algum ponto deixarão de aparecer boas invenções da tecnologia. E, por falar nisso, vamos tratar nesse artigo de um assunto que eu curto muito, o cinema e a resolução de suas imagens, a qualidade de exibição e sua diferença para o IMAX, uma forma revolucionária de assistir filmes.

Para quem não sabe o IMAX é a sigla para Image Maximum, ou seja, o máximo da imagem. Esse estilo de exibição é tão diferente do cinema que o seu slogan é “viva a experiência”. Mas qual é a diferença entre a tela IMAX e a tela convencional da do cinema (que já é excelente)? A primeira gritante diferença está no tamanho da tela: são 22 metros de largura contra 16 metros de altura, contra 5 metros de altura e 12 de largura na tela convencional.

Porém, essa está longe de ser a única diferença. A tela não é reta, então a imagem aparece côncava para o espectador, que tem uma impressão de que as cenas do filme são mais reais. A resolução IMAX chega a 10.000 por 7.000 pixels, conta 2.048 por 1.080 de uma tela normal do cinema. No IMAX 3D, por exemplo, são utilizadas câmeras mais poderosas durante a gravação do filme. A película de gravação é de 70 mm, que conta com maior riqueza de detalhes e com maior números de frames por segundo.

IMAX 1

A qualidade de imagem é considerada dez vezes maior no IMAX que no cinema tradicional. Vale lembrar que não são todos os filmes produzidos para IMAX 3D, sendo a maioria convertida para essa tecnologia, o que reduz a qualidade. O motivo é simples: um rolo de fita de gravação IMAX chegam a aproximadamente 113 kg, com a câmera. A câmera grava com duas lentes, onde cada uma simula um olho. O áudio também é superior, onde a tecnologia Surround aumenta a potência da obra.

Incrível, não? Deixe seu comentário sobre esse assunto!