O NIS é o número de identificação social e muitas pessoas ainda não sabem do que de fato esse documento se trata, para que serve e como encontrar esse dado que é importante para conseguir consultar o saldo das contas do FGTS. O NIS é uma nomenclatura nova para os PIS/PASEP ou NIT. Ele é encontrado nos extratos do FGTS emitidos pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão e também na sua CTPS, a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Você pode estar se perguntando o motivo pelo qual possui várias nomenclaturas se se trata do mesmo documento. Bom, é por causa das várias bases de dados que o Governo Federal possui. Esse documento pode ser gerado no primeiro emprego da pessoa ou durante a solicitação de um benefício social por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais, o Cnis. Esse cadastro conta com as informações de que já recebeu o Bolsa Família, por exemplo.

Esse número é necessário para quem busca fazer a consulta do FGTS, abono salarial e também seguro-desemprego. Uma dúvida frequente das pessoas que buscam informações sobre o NIS é como encontrar esse número e se é possível fazer isso pela internet. Bom, você pode fazer a consulta do número por meio do site do já citado Cnis, é muito fácil. Primeiro, é preciso encontrar o site oficial do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

NIS 1

Após encontrar o site, basta clicar na palavra “Inscrição”, que fica localizado no canto superior esquerdo da página. Após isso, você clicará em “Filiado”, a opção que mostrará o seu documento, já que você é um filiado do PIS/NIS. Após isso, basta digitar o nome completo do titular, nome completo da mãe (como está na carteira, mesmo se tiver algum erro), somente o número do RG é suficiente. Após isso, digitar o código de captcha, que está na área inferior. Depois é só confirmar e o site lhe dará uma informação numa caixa de mensagem vermelha, que ficará pouco abaixo do menu, dizendo que os dados constam na base do Cnis. Após isso, é só anotar o número mostrado.

E aí, te ajudei? Deixe seu comentário!