Se você gosta de geografia e está procurando uma maneira educativa de passar o tempo para afastar o tédio, você certamente deveria experimentar jogar uma partida de GeoGuessr. Esse jogo baseado no Google Maps e Google Street View é excelente para testar os seus conhecimentos geográficos, principalmente se você for um daqueles que costumam se gabar pelas suas habilidades de localização.

Criado pelo sueco Anton Wallen, GeoGuessr é um jogo que não tem uma história propriamente dita, mas sua premissa engenhosa é tão interessante e tão bem trabalhada que ele realmente não precisa de um enredo definido para deixar qualquer pessoa viciada em jogá-lo. O GeoGuessr faz capturas de tela de imagens aleatórias do Google Street View e solicita que você clique em um mapa do lado direito a suposta localização desses lugares. Você recebe pontos com base no quão perto você chegou do destino correto. Após tentar adivinhar a localização de cinco lugares diferentes, você recebe uma pontuação final, além de ser mostrado um mapa-múndi na tela com todos os locais sugeridos e as suas marcações com relação à eles.

conheca o geoguessr um jogo educativo baseado no google street view 1

À primeira vista pode parecer até algo relativamente simples, mas o negócio é surpreendentemente muito mais versátil do que parece, pois um determinado território que parece estar localizado no interior dos Estados unidos pode ser na verdade alguma parte da Austrália, a mais de 13.500 km de distância! No entanto, existem alguns truques que podem ajudá-lo a chegar mais perto da localização ideal e consequentemente ganhar uma pontuação maior. Por exemplo, você pode olhar em volta e explorar a paisagem em busca de pistas que podem levar ao acerto do local, como placas de sinalização, outdoors, modelos de carros, tipo de arquitetura e características da cultura local.

Uma ótima dica é ficar sempre atento a linguagem das placas locais. Mesmo que você não saiba outro idioma, uma palavra escrita com o alfabeto cirílico, por exemplo, indica que aquela região faz parte da Rússia ou países vizinhos. Uma placa em mandarim, por outro lado, pode indicar que se trata de algum lugar na China. A bússola do lado esquerdo da tela também pode servir como uma grande auxiliadora da sua exploração geográfica, basta ter algumas noções básicas do seu funcionamento. Vale lembrar que você pode jogar mapas com temas específicos, como lugares usados em gravações de filmes, locais famosos e cidades americanas. Também é possível criar os seus próprios mapas e até mesmo desafiar os seus amigos, o que garante uma experiência ainda mais agradável.

conheca o geoguessr um jogo educativo baseado no google street view 2

Por isso, vá em frente, experimente o GeoGuessr e veja por experiência própria que você ainda conhece muito pouco  sobre as características geográficas dessa esfera giratória em que vivemos.

E você, já jogou o GeoGuessr? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!