A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta que possui uma longa raiz de tom alaranjado e que é usada como especiaria em vários países do mundo, principalmente na culinária indiana. No entanto, as funções da cúrcuma não se resumem apenas a deixar os alimentos com cores mais vibrantes, mas também trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Confira alguns:

Possui propriedades anti-inflamatórias

A maioria dos benefícios promovidos pela cúrcuma são derivados de uma substância chamada curcumina. A curcumina tem um efeito anti-inflamatório que promove a interrupção dos processos inflamatórios no nosso corpo. Isso pode ajudar até mesmo aqueles que sofrem de inflamação crônica, quando o sistema de defesa do corpo se volta contra si mesmo e passa a danificar os tecidos internos. O efeito anti-inflamatório promovido pela curcumina pode até competir com os anti-inflamatórios sintéticos, contando com a vantagem adicional de não causar efeitos colaterais.

quais sao os beneficios da curcuma acafrao da terra para a saude 1

É antioxidante

Ao longo dos anos, o nosso corpo passa por um processo natural de oxidação, fazendo com que os nossos órgãos envelheçam. Mas esse quadro pode ser agravado através da ação dos radicais livres, que causam danos e possuem características cancerígenas por serem altamente reativos. A curcumina presente na cúrcuma é altamente benéfica nesse tipo de situação, pois ela tem o efeito de neutralizar a ação dos radicais livres, mantendo o equilíbrio do corpo.

Melhora a digestão

Desde os tempos antigos, a cúrcuma já era era usada para ajudar pessoas que sofriam com distúrbios digestivos. Um estudo recente comprovou este efeito ao descobrir que a cúrcuma também estimula a vesícula biliar a liberar mais bílis, o que auxilia na digestão de gordura. Além disso, as substâncias naturais presentes na cúrcuma a tornam facilmente digerível.

quais sao os beneficios da curcuma acafrao da terra para a saude 2

Promove a saúde do fígado

A cúrcuma pode ajudar na manutenção da saúde do fígado graças às suas propriedades desintoxicantes. Por trabalhar praticamente o tempo todo, o fígado acaba acumulando muitas toxinas que são prejudiciais ao organismo. A cúrcuma é um caminho natural para promover a desintoxicação do seu fígado, já que ela tem a capacidade de eliminar toxinas e bactérias, ajudando o fígado a executar suas funções de forma adequada.

É boa para a pele

A cúrcuma é muito benéfica para a pele por causa das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso faz com que ela torne a sua pele mais jovem e flexível, sem falar na redução da vermelhidão e dores no rosto. Além disso, ela também pode ser útil no tratamento da acne e de outros problemas de pele, como cicatrizes e crostas salientes.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!