Quando assistimos uma peça de teatro ou algum show ao vivo, tendemos a enxergar apenas o trabalho dos artistas, que geralmente são as estrelas das atrações. No entanto, todas produções desse tipo envolvem o esforço e a técnica de uma grande quantidade de profissionais, que muitas vezes acabam não recebendo os devidos créditos. Hoje, vamos falar sobre o contrarregra, um dos profissionais mais importantes que trabalham nos bastidores das grandes produções audiovisuais.

O contrarregra é o responsável pela realização de vários trabalhos técnicos nos bastidores de produções artísticas, sempre com o objetivo de fazer com que as apresentações, ao vivo ou gravadas, sejam realizadas sem problemas. Além dos palcos dos teatros, um contrarregra também pode trabalhar em sets de filmagens, casas de ópera e até mesmo em arenas ao ar livre. Geralmente não são necessários requisitos de educação formal para ser um profissional dessa área, mas é imprescindível ter um boa forma física para ser capaz de levantar objetos pesados e se deslocar com agilidade.

o que faz um contrarregra 1

As tarefas específicas associadas ao trabalho variam bastante, mas a função mais básica de um contrarregra é auxiliar no deslocamento de equipamentos no palco e ajudar os artistas envolvidos na produção. Por exemplo, se um contrarregra estiver ajudando uma banda a se preparar para um show, ele provavelmente vai perguntar onde os membros desejam que os equipamentos sejam montados e quais equipamentos eles realmente precisam. Em outras funções mais complexas e variadas, como uma peça teatral, talvez seja necessário fazer ajustes entre as cenas, marcar a entrada e saída dos atores e substituir figurinos e móveis quando for necessário. No caso específico dos programas de TV ou dos filmes do cinema, o assistente de direção é o profissional que desempenha funções semelhantes às do contrarregra.

É importante destacar que, às vezes, um contrarregra também pode trabalhar com engenheiros de som para garantir que os sistemas de áudio estejam funcionando perfeitamente. Mas no geral, o trabalho de um contrarregra se resume a organizar os materiais de produção e ajudar os artistas envolvidos no desenvolvimento da atração, deixando-os confortáveis e acomodados o suficiente para executarem o melhor de suas habilidades.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!