Muitas vezes nos pegamos pensando como seria trabalhar em outro emprego ou quanto um profissional com outra função ganha. Nesse artigo, vamos falar sobre quais são as vantagens e desvantagens de ser um Agente de Trânsito, uma profissão tão importante e que ajuda a proteger muitas pessoas em nossas cidades. Buscar a manutenção da ordem, aplicar notificações, apresentar ações educativas e tratar da notificação de pedestres e motoristas estão entre as obrigações de um Agente de Trânsito.

Existem muitas funções ligadas à ordem pública e o Agente de Trânsito, ou Guarda de Trânsito, possui uma importantíssima ligação com isso. Um profissional dessa área tem ligação com as mudanças efetivas do trânsito de uma cidade. Eles são escalados para tentar alterar os hábitos de muitas pessoas que continuam dirigindo de forma irregular, ignorando os possíveis riscos de morte que isso traz.

Entre as atribuições ao agente de trânsito está a fiscalização do tráfego, orientação dos pedestres em vias urbanas e possuir o conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro, tentando sempre pôr os cidadãos na ordem estabelecida pela lei. O agente de trânsito trabalha sempre vinculado a órgãos públicos, sendo necessário prestar um concurso público ou participar de processos seletivos para conseguir uma vaga para exercer a função. Não é necessário ter diploma universitário, de forma geral. Todos os agentes passam por treino antes do início do trabalho.

agente de trânsito

O agente de trânsito não tem um salário padrão, sendo que a quantidade de trabalho varia de cidade para cidade, é estimado que o valor do salário flutue entre R$ 954 e R$ 9.846,00. O agente de trânsito possui um trabalho muito importante para manter o trânsito de nossas cidades fluindo de forma correta, evitando acidentes e conscientizando os cidadãos do risco corrido por quem trafega de maneira incorreta.

E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!