Tomar água gelada é uma grande mania no Brasil: vivemos num país tropical muito quente e querer refrescar o corpo é algo que todos nós desejamos depois de enfrentar o calorão do dia. O verão é a época campeã de calor e por isso, beber água gelada se torna um hábito ainda mais frequente. Porém, nem todo mundo sabe o motivo pelo qual os dentes doem após tomar aquele belo copo de água gelada. Na verdade, a explicação para isso pode variar, já que algumas pessoas possuem os dentes sensíveis e outras possuem problemas dentários como cáries e dentes quebrados, o que normalmente faz com que haja uma dor intensa no local onde a água gelada pode fazer contato antes de chegar na garganta.

De acordo com o professor Luiz Alves de Lima, professor da Faculdade de Odonto da USP, quando o dente está perfeito, existe a dor por conta da baixa temperatura. Porém, a dor não deve ocorrer com tanta força, uma vez que o esmalte é um isolante térmico considerado eficiente para as mais diversas temperaturas. A dor ocorre quando a substância em baixa temperatura atinge a polpa do dente, onde estão os nervos e isso acontece como método de aviso para que a pessoa perceba que aquela não é uma situação adequada.

água gelada 1

A dor acontece quando acontece uma retração da gengiva, algo comum. A gengiva se retrai e deixa a raiz e terminações nervosas do dente expostas, algo comum durante uma lesão após a escovação. É necessário estar atento a essas dores, já que isso pode indicar um problema sério como as cáries, bactérias responsáveis pela destruição do esmalte dentário, o que deixa as terminações nervosas expostas. Em casos assim, o contato com coisas geladas, quentes ou até doces causam dores na pessoa, tornando necessário um tratamento com dentista.

E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!