A Black Friday está chegando! Este é um dos momentos mais esperados para quem deseja fazer uma grande compra e deseja aproveitar os descontos desta data. Porém, você sabe como ela surgiu?

A chamada Black Friday é o dia que marca o início das compras de Natal, esta data é conhecida pelos grandes descontos promovidos pelas lojas como forma de gratidão ao ano, isso porque por lá a Black Friday costuma ocorrer sempre após o Dia de Ação de Graças que ocorre sempre na quarta quinta-feira de novembro. Este é um costume que surgiu nos Estados Unidos e foi muito forte por lá durante muitos anos até as tecnologias e a internet possibilitarem que a Black Friday se espalhasse por diversos países.

Mas e esse nome estranho? Dizem que ele surgiu nos anos 90 na Filadélfia sendo de autoria da polícia local já que este era um dia de grandes congestionamentos e muitas pessoas nas ruas. Porém, alguns estudiosos dizem que o termo tem relação com a crise financeira de 1869 que atingiu os EUA. Em 1966 o termo também começou a ser utilizado por muitas pessoas pelo mundo, mas sua popularidade só atingiu o auge em 1975 quando a data era noticiada como Black Friday pelos veículos de comunicação. Em 1980 também surgiu uma teoria que falava que a cor vermelha era utilizada para demonstrar valores negativos da contabilidade enquanto o preto indicava os valores positivos.

surgiu black friday tricurioso 1

No dia da Black Friday muitas lojas chegam a abrir 4 horas antes do horário normal, assim atraindo o maior número de consumidores possíveis para conferir suas ofertas. Também é comum ver filas gigantescas, a data é tão forte que diversas empresas chegam a fornecer dias de folga a seus funcionários para que possam fazer suas compras com tranquilidade.

Mas e a Black Friday no Brasil?

Ela surgiu em 28 de novembro de 2010 e foi realizada de forma digital, 100% online, por 50 lojas de varejo nacional que logo atraiu o favoritismo dos consumidores. Em 2013 a Black Friday conquistou seu primeiro recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Em geral os produtos mais vendidos são televisores e smartphones, tendo de 16% a 19% de desconto neste ano. Em 2014 o faturamento chegou até R$1,8 bilhão apenas em vendas online, sendo 3,5% do faturamento de todo o ano.

Já tem planos para a Black Friday deste ano? Comente!