O Aeroporto de Amsterdã-Schiphol fica a apenas 9 km a sudoeste da capital da Holanda e é um dos mais movimentados do mundo. Anualmente mais de 63 milhões de passageiros passam pelo aeroporto para embarcar e desembarcar nos 479.000 voos com destinos nacionais e internacionais que operam por lá. Isso gera uma média de aproximadamente 1.300 voos todos os dias, ou quase um voo a cada minuto! O problema é que toda essa movimentação acaba gerando um incômodo para muitas pessoas: o barulho provocado pelos motores das aeronaves.

Quando os militares holandeses construíram pela primeira vez uma pista de pouso no local em 1916, eles escolheram a região porque ela tinha uma planície larga e plana que costumava ser o leito de um vasto lago. Ao longo dos anos, essa mesma extensão plana tornou-se uma das áreas mais densamente povoadas do país, o que tornou o barulho produzido pelos aviões que pousavam e decolavam do aeroporto algo muito irritante para os moradores locais. Para se ter uma ideia, quando o aeroporto inaugurou sua pista mais longa no ano de 2003, os moradores conseguiam ouvir o barulho dos aviões a mais de 28 km de distância! Para enfrentar o transtorno causado dos ruídos, os diretores do aeroporto resolveram apelar para as habilidades artísticas do paisagista Paul De Kort, que decidiu usar um método muito curioso para contornar esse problema.

conheca o aeroporto que combateu a poluicao sonora usando a arte 1

A ideia de envolver um artista paisagista na resolução de um problema técnico nasceu do acaso. Em 2008, após uma tentativa fracassada de controlar o barulho na região, os funcionários do Aeroporto de Amsterdã-Schiphol descobriram que, depois que a terra entre a pista e os assentamentos circunvizinhos foi arada, o ruído diminuiu consideravelmente. Então Paul De Kort cavou uma série de valas com o auxílio de estruturas de madeira na região sudoeste do aeroporto, logo após o limite da pista. Estas simples valas foram tão eficientes que reduziram os níveis de ruídos pela metade!

conheca o aeroporto que combateu a poluicao sonora usando a arte 3

O sistema de valas consegue dispersar os ruídos para outras direções.

 

Paul De Kort se baseou nos experimentos de um físico e músico alemão do século XVIII chamado Ernst Chladni, cuja pesquisa sobre a física do som deu origem às bases da ciência da acústica moderna. Atualmente, o aeroporto está tentando diminuir ainda mais o barulho, determinando horários bastante específicos para a operação de certo aviões e exigindo que as companhias aéreas atualizem suas frotas com modelos modernos. O plano é conseguir uma redução de ruído de até 10 decibéis.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!