Hoje é feriado, mais especificamente 15 de novembro. Dia para descansar, assistir muita Netflix, comer aquela pizza sem culpa… Porém, você sabe por que hoje não é um dia útil? É para isso que o TriCurioso existe! Vamos lá?

Hoje se comemora o Dia da Proclamação da República do Brasil, assim sendo um feriado nacional. Tudo aconteceu em 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro quando um grupo de militares cujo líder era Marechal Deodoro da Fonseca executou um golpe de estado no Império que reinava politicamente até então. Foi então instituída por Marechal Deodoro uma república provisória que após, o consagrou o primeiro presidente do Brasil.

o que houve em 15 de novembro tricurioso 1

Vamos ao contexto histórico de tudo isso. Após a Guerra do Paraguai os militares começaram a solicitar ao governo brasileiro reconhecimento. A igreja também estava insatisfeita com o Imperador já que o mesmo possuía o poder de intervir na organização do clero. Além disso tudo, a abolição a escravatura assinada em 13 de maio de 1888 também potencializou o evento. Isso porque os proprietários rurais que possuam escravos iniciaram uma oposição a império já que não receberam qualquer indenização por perder sua mão de obra. Então, sem intenção de iniciar uma guerra, Dom Pedro II aceitou ser expulso do Brasil ainda na madrugada do dia 16 de novembro.

Surreal, não acha? Comente!