O maracujá é uma fruta de clima tropical bastante conhecida pelas suas tonalidades amarelas ou roxeadas e pela grande quantidade de sementes presentes no seu interior. Existem mais de 500 variedades de maracujá, sendo que cada uma possui um sabor exótico que é muito utilizado na preparação de sucos, chás e sobremesas. Que tal conhecer os benefícios que essa fruta pode trazer para a nossa saúde?

Combate a insônia

O maracujá tem sido constantemente recomendado para pessoas que enfrentam problemas na hora de dormir. Esse benefício está ligado aos seus efeitos calmantes, que por sua vez são derivadas dos alcaloides medicinais presentes na fruta que servem como poderosos sedativos.

quais sao os beneficios do maracuja para a saude 1

Fortalece o sistema imunológico

O maracujá tem sido usado desde a antiguidade como um grande auxiliar no fortalecimento da imunidade do corpo humano. Por ser um alimento rico em criptoxantina, caroteno e vitamina C, ele pode ser muito benéfico no tratamento de várias infecções e vírus, promovendo assim uma vida mais saudável.

Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

O maracujá também pode ser usado no tratamento de distúrbios respiratórios, principalmente através dos extratos da casca do maracujá roxo, que são conhecidos por conter uma mistura bioflavonoides que promovem um efeito expectorante.

quais sao os beneficios do maracuja para a saude 2

Ajuda na digestão

Pouca gente sabe, mas o maracujá é uma excelente fonte de fibras. Por isso, ele pode ser facilmente incluído na dieta de pessoas que sofrem com problemas relacionados à má digestão. Cada porção dessa fruta oferece ao corpo humano aproximadamente 98% da sua necessidade diária de fibras! Nada mal, não é mesmo?

Melhora a circulação sanguínea

Quando combinado com as propriedades de vasodilatação do potássio, o alto teor de ferro e cobre presente na composição do maracujá pode causar um impacto muito positivo no nosso organismo. Vale lembrar que o ferro e o cobre são componentes essenciais na produção de glóbulos vermelhos, o que por sua vez promove uma melhor oxigenação e atividade metabólica do nosso corpo.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!