A memória é algo realmente interessante. Muitas vezes conseguimos nos lembrar de fatos que ocorreram há anos atrás, mas em alguns casos não podemos nem sequer dizer com exatidão o que comemos no café da manhã de ontem. O cérebro trabalha tão arduamente no processamento e na compreensão do mundo ao nosso redor que é difícil descobrir exatamente o papel que a memória desempenha e como ela faz o que consegue fazer. No entanto, as curiosidades abaixo podem nos fornecer algum discernimento sobre o armazenamento de memórias.

1. Memórias surgem através de percepções e experiências, onde são então codificadas nos neurônios do cérebro. Curiosamente, nenhum neurônio se encarrega de uma memória específica, em vez disso, eles se combinam de modo que cada um acaba contribuindo para o armazenamento de muitas memórias de cada vez.

2. Sabe quando as pessoas tentam se lembrar de algo fechando os olhos? Isso pode realmente funcionar! Ao fechar os olhos, tendemos a remover as distrações visuais, fazendo com que o nosso cérebro concentre toda a sua energia apenas na lembrança da memória desejada.

curiosidades interessantes sobre a memoria 1

3. Existe uma condição chamada hipertimesia que se refere às pessoas que conseguem lembrar de praticamente cada detalhe das suas vidas. Embora pareça bastante útil, nunca ser capaz de esquecer um momento embaraçoso ou um evento traumático pode se tornar algo bem complicado para as pessoas que possuem essa condição.

4. Clive Wearing é um músico britânico que sofre de amnésia crônica anterógrada, o que faz com que a sua memória dure apenas entre 7 a 30 segundos. Curiosamente, ele consegue se lembrar de como tocar instrumentos musicais.

5. A ideia de que o peixe dourado tem uma memória que dura apenas alguns segundos simplesmente não é verdade. Inclusive, eles podem até serem treinados para reagir a sinais luminosos e realizar truques.

6. Uma pessoa alcoolizada é realmente propensa a ter dificuldades em lembrar as coisas que fez. Isso acontece porque o álcool pode perturbar os receptores no hipocampo, responsável pela formação de memórias.

curiosidades interessantes sobre a memoria 2

7. Se você está entediado em uma determinada situação, fique à vontade para rabiscar um desenho qualquer. Embora pareça estranho à primeira vista, rabiscar é uma ótima maneira de manter o seu cérebro ativo e consequentemente promover um melhor armazenamento de memórias.

8. Se você quiser lembrar de algo com mais facilidade, escreva-o no papel! O ato de escrever permite uma maior retenção de memória, ao contrário de simplesmente digitar em um teclado de computador, por exemplo.

9. Você acha que não tem uma boa memória? Então saiba que exatamente isso pode ser parte do seu problema. Estudos sugerem que simplesmente acreditar que a sua memória é boa pode realmente ajudar você a ter uma melhora significativa em lembrar algo.

10. Diane Van Deren é uma das ultramaratonistas mais famosas do mundo. Ela começou a praticar o esporte depois que uma cirurgia no cérebro afetou a sua capacidade de formar novas memórias. Dessa forma, ela acaba esquecendo a distância percorrida durante uma maratona, atrasando assim a chegada do cansaço.

curiosidades interessantes sobre a memoria 3

11. Falsas memórias são o motivo pelo qual várias testemunhas de crimes podem lembrar de coisas que não aconteceram necessariamente. Em muitos casos, basta uma sugestão errônea sobre o acontecimento em questão para plantar a semente da falsa memória, que por sua vez será considerada verdadeira.

12. Sabe quando você entra em uma determinada sala e não tem ideia do por que você entrou? Esse é um fenômeno popularmente chamado de “efeito porta”, que recebeu esse nome pelo fato de que passar por uma porta pode fazer com que as pessoas esqueçam certas memórias. Aparentemente isso acontece porque os nossos cérebros ligam memórias de eventos à ambientes.

E você, como avalia a sua memória? Deixe o seu comentário!