O grão-de-bico é um membro da família das leguminosas. Com seu sabor levemente semelhante ao das nozes e uma textura granulada, o grão-de-bico se mistura muito bem na preparação de várias receitas. Essa variedade de leguminosas é amplamente consumida no Oriente Médio há anos, mas devido aos seus nutrientes também tem ganhado popularidade em outras partes do mundo recentemente. Que tal conhecer os seus benefícios medicinais?

Ajuda a controlar a pressão arterial

A hipertensão arterial é um fator primário para o surgimento de diversas doenças cardiovasculares. É importante destacar que a maioria dos problemas cardíacos ocorre devido à um estilo de vida pouco saudável e uma pobre dieta alimentar. Nesse caso, o grão-de-bico pode ser muito útil em equilibrar os níveis de pressão arterial, pois através dele é possível obter uma quantidade considerável de magnésio, potássio e zinco, que certamente manterão a saúde do seu coração.

quais sao os beneficios do grao de bico para a saude 1

Auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue

Devido ao seu baixo índice glicêmico, muitos especialistas em saúde recomendam o consumo do grão-de-bico para as pessoas que têm diabetes. Vale lembrar que o grão-de-bico contém fibras dietéticas e proteínas que controlam os picos de açúcar no sangue após cada refeição.

Promove o bom funcionamento do sistema digestivo

Manter um sistema digestivo saudável afeta positivamente toda a sua saúde em geral. O consumo regular do grão-de-bico fornece uma grande quantidade de fibras solúveis para o organismo, o que se torna uma ótima maneira de promover o crescimento de boas bactérias em seu intestino. As fibras solúveis também são essenciais para manter a atividade de bactérias boas em seu intestino, o que previne certos problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável.

quais sao os beneficios do grao de bico para a saude 2

Combate o colesterol

Os altos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL no organismo podem levar ao surgimento de doenças cardíacas, muitas delas fatais. Você pode proteger o seu coração desses problemas através da ingestão do grão-de-bico. Essa variedade de leguminosas pode reduzir em torno de 16mg/dL do colesterol ruim em pouco tempo, melhorando assim a sua saúde cardiovascular.

É bom para os ossos

Estudos sugerem que minerais como fósforo, magnésio, manganês e cobre são muito eficientes no fortalecimento dos ossos. Uma porção de grão de bico não só oferece esses minerais, como também contém uma grande quantidade de vitaminas. Quando seu corpo recebe os efeitos dos minerais e vitaminas juntos, ele consegue eliminar de uma forma eficaz os fatores que levam ao surgimento de doenças como a osteoporose.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!