Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

13 curiosidades incríveis sobre o café

O café é a bebida que nos dá um pontapé quando mais precisamos, a cola social que nos mantém unidos e muitas vezes a fonte de energia que nos faz superar os obstáculos do dia a dia. Sua origem exata ainda são bastante controversas, mas sua popularidade é facilmente notada em qualquer parte do mundo. Com seus inúmeros benefícios para a saúde, sabor delicioso e versatilidade, não é de se admirar que muita gente tenha um grande amor a seu respeito. Por isso, listamos aqui 13 fatos curiosos que você provavelmente não sabe sobre o café:

1. Não se sabe exatamente como ou quando o café foi descoberto pela primeira vez, mas a primeira menção conhecida de sua existência foi registrada em meados do século XV, em escritos dos mosteiros sufistas do Iêmen.

2. Antes que as pessoas aprendessem a preparar o café como a bebida que conhecemos e amamos, os grãos eram consumidos diretamente, por se tratar de um alimento rico em energia. Consumir os grãos dessa maneira intensifica os efeitos da cafeína e de outros produtos químicos presentes em sua composição.

3. Os dois grãos de café mais cultivados são o Arábica e o Robusta. O arábica é mais comum, representando 60% da produção global, enquanto o menos popular é o Robusta, que tem um sabor mais mais forte, menos ácido e mais amargo.

4. A adição de leite ao café diminui a estimulação proporcionada pela cafeína, pois nossos corpos o absorvem muito mais lentamente quando é acrescentado à ele um certo teor de gordura. Então, se você deseja tomar um cafezinho à noite, mas ainda quer ter uma boa noite de sono, experimente adicionar um pouco de leite.

Propaganda. Role para continuar lendo.

5. Estudos sugerem que apenas o cheiro da bebida já é suficiente para deixar algumas pessoas em estado de alerta.

6. Tecnicamente, o café descafeinado precisa ter pelo menos 97% de sua cafeína removida para receber esse rótulo. Ou seja, descafeinado não significa necessariamente que ele não tenha nenhuma cafeína.

7. O café mais caro do mundo é produzido a partir das fezes de um animal chamado civeta, popular na Indonésia. Incapaz de digerir os grãos, o animal os fermenta em seu estômago. Os grãos são então excretados e usados ​​para produzir uma bebida chamada kopi luwak, que supostamente possui um sabor suave. Um quilo dos grãos excretados pode chegar a custar mais de 600 dólares!

8. Antes de ganhar a fama mundial, o nome original do café era “qahwa”, que costumava ser o termo árabe usado para descrever o vinho. Por causa disso, ele chegou a ser conhecido como o “vinho da Arábia”, quando surgiu na Europa no século XIV.

9. O Brasil produz aproximadamente um terço do café mundial, tornando-se o principal país nesse quesito. Vietnã e Colômbia garantem o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Propaganda. Role para continuar lendo.

10. A maior xícara de café da história foi preparada na Coreia do Sul em 2014, chegando a mais de 14 mil litros da bebida! Se isso não for o suficiente para te acordar de manhã, presumo que você seja uma pessoa muito sem sorte.

11. Houve outra tentativa de banir o café na Itália no século 16, pois alguns clérigos achavam que se tratava de uma bebida satânica. Isso gerou discussões até que o Papa Clemente VIII resolveu tomar um gole e dizer que a bebida era deliciosa. De fato, ele até chegou a brincar com o cafezinho, dizendo que deveria ser batizado.

12. Uma overdose de café pode até ser rara, mas é tecnicamente possível. Depois da ingestão de 30 xícaras em um período de tempo muito curto, os níveis de cafeína no sangue podem se tornar perigosamente tóxicos e letais. Um estudo de 2017 descobriu que houveram 51 mortes relacionadas à overdose de cafeína desde 1959.

13. O café solúvel (instantâneo) foi inventado pelo cientista japonês Satori Kato em 1901 e foi posteriormente aprimorado pelo químico americano George Constant Louis Washington.

E você, gosta de tomar um cafezinho? Deixe o seu comentário!

Propaganda. Role para continuar lendo.

Leia Mais

Curiosidades

As criaturas mitológicas costumam prender a nossa atenção, principalmente por conta das características delas. Mas o que nem todos sabem é que parte dessas...

Curiosidades

Existem diversos animais domésticos espalhados pelo mundo e a maior parte deles, como bem sabemos são cães e gatos. Mas também sabemos que cuidar...

Curiosidades

As mitologias estão espalhadas por  toda parte, em todas as culturas e cada uma tem sua identidade. Atualmente, existem pessoas que acreditam em alguma...

Curiosidades

A cultura popular (especialmente nos filmes de ação) costuma trazer à tona algumas ideias bem loucas. Esquivar-se das balas parece ser a sua favorita....

Curiosidades

Quando falamos de locais, eles podem ser definidos com os mais variados termos, dependendo da sua situação. Conhecemos por exemplo diversos países, estados e...

Curiosidades

Existem mais de 7.000 idiomas espalhados pelo mundo, são tantos que é completamente impossível saber de todos. Aqui no Brasil geralmente aprendemos nas escolas,...

Curiosidades

Atualmente temos no mundo cerca de 7.097 idiomas sendo falados, segundo o compêndio Ethnologue que é considerado o maior inventário de línguas do planeta....

Curiosidades

Já estamos bastante acostumados a ver zumbis em séries de TV, filmes, HQ’s e até mesmo em livros. Nos últimos tempos eles ficaram tão...