O coentro é uma erva extremamente popular na culinária de praticamente todas as partes do mundo, graças ao seu sabor único e sua versatilidade na cozinha. É um tanto difícil determinar exatamente a sua origem, no entanto, as primeiras evidências do seu cultivo foram localizadas no Egito, onde a erva chegou a ser encontrada no túmulo do faraó Tutancâmon. Mas diferentemente da sua origem, os seus benefícios para a saúde já são bem conhecidos. Conheça-os a seguir:

Ajudar a reduzir os níveis de colesterol

O coentro contém ácidos graxos que podem desempenhar um papel crucial na redução dos níveis de colesterol no sangue. A presença de vitamina C nessa erva também reduz a oxidação do colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, promovendo a saúde do sistema cardiovascular. Vale destacar que o coentro também pode ajudar a aumentar os níveis do colesterol HDL (colesterol bom), mantendo assim um equilíbrio no organismo.

quais sao os beneficios do coentro para a saude 1

Previne infecções do trato urinário

O coentro possui um grande número de compostos com propriedades anti-bacterianas que podem ajudar a controlar uma vasta quantidade de micróbios. Estes incluem bactérias que tem a capacidade de causar infecções do trato urinário, independente da forma como as folhas são consumidas.

Previne a anemia

O coentro é rico em ferro, o que pode ajudar diretamente as pessoas que sofrem de anemia. O baixo teor de ferro no sangue também pode resultar em problemas como falta de ar, palpitações cardíacas e diminuição das funções cognitivas. O ferro também beneficia o bom funcionamento de outros órgãos, aumenta a energia e promove a saúde dos ossos.

Promove um efeito calmante

Estudos sugerem que o consumo frequente do coentro pode promover resultados semelhantes aos fornecidos pelos medicamentos calmantes de leve intensidade. Isso acontece porque o coentro possui nutrientes que promovem efeitos anti-ansiedade, ajudando a acalmá-lo através de uma boa noite de sono.

quais sao os beneficios do coentro para a saude 2

É bom para os olhos

O coentro é rico em antioxidantes e compostos que podem reduzir o impacto do dano oxidativo da região ocular, preservando a visão. Isso também inclui a diminuição do risco do surgimento de doenças como a degeneração macular e a catarata.

Promove uma boa digestão

O aroma característico do coentro desencadeia uma resposta cerebral que estimula a produção de enzimas e substâncias químicas que são muito ligadas ao processo de digestão dos alimentos. Além disso, essa erva é capaz de tratar problemas relacionados à indigestão ocasional, como cólicas e constipações.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!