O Velho Oeste é o termo usado para descrever a história, a geografia, as pessoas e a cultura da vida no oeste dos Estados Unidos em meados do século XIX, quando ocorreu a expansão da fronteira americana em direção ao Oceano Pacífico. De fato, muita gente acredita já estar familiarizada com boa parte desse tema por causa dos filmes, séries e jogos que supostamente retratam esse período histórico. Mas na verdade, existem algumas curiosidades sobre essa época que são desconhecidas pela maioria das pessoas. Confira algumas delas:

1. O oeste americano teve um pico de violência quando os colonos passaram a forçar os nativos americanos a saírem de suas terras. Isso levou a um colapso na lei e na ordem, dando origem à uma luta diária pela sobrevivência que fez do oeste um lugar perigoso para se viver.

2. Existiram vários fora-da-lei famosos no Velho Oeste, mas talvez nenhum deles foi mais icônico que Jesse James. Junto com o seu irmão Frank James, ele começou sua carreira criminosa durante a Guerra Civil Americana e conseguiu administrar sua própria gangue. O bando chegou a roubar vários bancos, trens e estabelecimentos comerciais por um bom tempo, até o dia em que Jesse James foi morto por Robert Ford, um dos membros da sua própria gangue.

curiosidades incriveis sobre o velho oeste 1

3. Em 1855, o governo americano chegou a usar uma parte do orçamento para comprar e transportar camelos do Egito. Eles pensaram que esses animais se sairiam melhor no calor do que os cavalos, tornando as missões mais fáceis. No entanto, com o início da Guerra Civil, muitos camelos escaparam e se reproduziram descontroladamente, deixando centenas de camelos selvagens nos campos do Texas. Praticamente todos eles foram caçados posteriormente.

4. O revólver de seis tiros era a arma preferida de pistoleiros como Wild Bill Hickock e por isso se tornou um dos símbolos do Velho Oeste.

5. No Velho Oeste, os bares chamados saloons existiam em praticamente qualquer lugar. Eles serviam como o lugar perfeito para o encontro de cowboys, caçadores, mineiros e jogadores de cartas.

6. Um equívoco bastante comum sobre as mulheres no Velho Oeste é que muitas delas seriam prostitutas, mas esse não era realmente o caso. A maioria esmagadora das mulheres era composta por esposas e mães, sendo que algumas possuíam negócios, trabalhavam como enfermeiras ou até se tornavam fora da lei, no melhor estilo Jesse James.

curiosidades incriveis sobre o velho oeste 2

7. James “Killer” Miller foi outro criminoso muito famoso no velho Oeste. Ele era um assassino pago e geralmente fazia serviços para “gente grande”. Ele matou pelo menos 14 pessoas, mas alguns registros apontam que o número pode ter chegado a 50. Ele também era conhecido como “diácono Jim”, pois não fumava, não bebia e frequentava a igreja praticamente todas as semanas.

8. O uísque vendido nos saloons era uma mistura que combinava açúcar queimado, álcool e tabaco, tendo um gosto extremamente forte. Não é preciso nem falar que quando o álcool era combinado com um jogo de cartas, tiroteios mortais podiam acontecer com facilidade.

9. De acordo com uma superstição do Velho Oeste, as ferraduras afugentavam os maus espíritos quando eram pregadas sobre uma porta ou sobre um mastro de vela em um navio.

10. Diferente do que os filmes que retratam o Velho Oeste mostram, um em cada quatro cowboys era negro. Os cowboys afro-americanos lidavam com gado, trabalhavam em fazendas, domesticavam cavalos e até poderiam se tornar xerifes.

curiosidades incriveis sobre o velho oeste 3

11. Em 1848, o ouro foi descoberto na Califórnia, o que promoveu um rápido influxo de colonos para o ocidente. Mais de 175.000 pessoas chegaram a se mudar para o Velho Oeste com a esperança de enriquecer facilmente em um período que ficou conhecido como a “corrida do ouro”.

12. Alice Ivers era uma mulher que ficou muito conhecida no Velho Oeste por suas habilidades na mesa de poker. Acredita-se que ela chegou a ganhar cerca de US $ 250 mil em sua vida.

13. Um item que os cowboys não poderiam viver sem era a bandana. Ela era usada como uma máscara para protegê-los contra poeira e queimaduras solares.

14. O Velho Oeste era um lugar relativamente solitário para os homens. Na maioria das cidades, eles superavam as mulheres em uma proporção de 3 para 1. Para ajudar a entreter os rapazes, os saloons contratavam garotas para dançar e cantar com eles, o que no final das contas era uma estratégia para mantê-los bebendo e jogando cartas.

curiosidades incriveis sobre o velho oeste 4

15. Annie Oakley foi uma atiradora muito habilidosa que se tornou a primeira mulher a ficar famosa no que era tradicionalmente uma profissão masculina. Ela supostamente tinha a capacidade de dividir cartas ao meio com um tiro à longa distância, atirar nas rolhas das garrafas para abri-las e apagar velas com uma espingarda.

16. Quando o criminoso Elmer McCurdy roubou um trem no ano de 1911, ele acreditava que iria encontrar lá dentro milhares de dólares. No final das contas, ele conseguiu escapar com míseros 46 dólares e logo foi morto ao ser baleado.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!