Se você já teve que passar alguns minutos esperando chegar a hora para um determinado compromisso com nada além de uma garrafa de água na mão para se divertir, provavelmente já deve ter notado um símbolo bem estranho localizado na parte inferior da garrafa: um triângulo com um número de um único dígito no centro. De fato, não apenas as garrafas de água possuem esse curioso símbolo, mas praticamente qualquer objeto que é feito de plástico. Mas afinal, o que ele significa e para que isso serve?

O design característico das setas que giram é um símbolo que significa que o material pode ser recolhido para reciclagem. Quanto aos números, eles indicam exatamente que tipo de plástico foi usado na produção daquele objeto em particular. Esses códigos ajudam os centros de reciclagem a classificar os produtos corretamente na hora do reaproveitamento,  pois nem todos os centros de reciclagem são equipados para lidar com todos os tipos de plástico. Além disso, ele indica aos consumidores quais recipientes podem ser entregues em determinados locais de coleta e quais são os melhores para o armazenamento de alimentos, como você pode ver no gráfico abaixo:

o que significam os numeros localizados no fundo dos objetos de plastico 1

Confira abaixo o significado de cada um dos sete números:

Número 1: Polietileno tereftalato (PET)

É normalmente usado na fabricação de garrafas para refrigerante, água, suco, enxaguante bucal, bebidas esportivas e recipientes para condimentos como ketchup, maionese e geleia. O PET é considerado seguro para reutilização, mas a sua exposição à luz do sol e armazenamento inadequado pode causar uma rápida reprodução de bactérias.

Número 2: Polietileno de Alta Densidade (HDPE)

O HDPE, que é considerado um plástico de baixo risco, é frequentemente usado na produção de recipientes maiores e mais resistentes, como garrafas de leite e até mesmo materiais de limpeza.

Número 3: Cloreto de Polivinil (PVC)

Esse tipo de plastico não é recomendado para reutilização, pois contém materiais tóxicos em sua composição. Por causa disso, esse plástico é geralmente tratado em centros especiais que garantem a sua destruição. É geralmente encontrado em cabos, revestimentos de fios e canos.

Número 4: Polietileno de Baixa Densidade (LDPE)

Por ser considerado o plástico mais seguro, é frequentemente encontrado em sacolas para pão, recipientes para produtos frescos, sacolas de lixo doméstico e embalagens de alimentos.

Número 5: Polipropileno (PP)

Também muito seguro, esse plástico é usado para fazer recipientes para iogurte, alimentos, canudos e embalagens de medicamentos. Além disso, apresenta uma composição com alta tolerância ao calor.

Número 6: Poliestireno (PS)

Conhecido popularmente no Brasil como isopor (esferovite em Portugal), é usado na produção de objetos descartáveis, recipientes para viagem, caixas térmicas e muito mais.

Número 7: Outros

Esta é uma designação geral usada para descrever os produtos feitos de outras resinas plásticas que não se encaixam em nenhuma das descritas acima.

E você, já conhecia essa classificação? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!