Tiranossauro rex e Velociraptor são algumas espécies de dinossauros que possuem nomes muito familiares. Mas você já ouviu falar no Lingwulong shenqi ou Caihong juji? Se não, saiba que é provavelmente pelo fato de que esses dois dinossauros foram descobertos nos últimos anos e seus nomes são derivados do mandarim, uma das variações da língua chinesa. No entanto, isso levanta uma questão interessante: afinal, como os dinossauros são nomeados?

Basicamente, os dinossauros são nomeados pela própria pessoa que descobriu os fósseis da criatura. É o que diz Mark Norell, um paleontólogo que trabalha no Museu Americano de História Natural, em Nova York, cuja estrutura abriga a maior coleção de fósseis de dinossauros do mundo. Segundo ele, a primeira pessoa que descobrir um novo dinossauro ou qualquer outro animal, planta ou espécie de fungo tem o privilégio de nomeá-lo.

como sao escolhidos os nomes dos dinossauros 1

Tiranossauro rex, provavelmente o dinossauro mais famoso.

No entanto, é importante deixar claro que os nomes dos dinossauros devem obedecer à certas normas do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, que é basicamente um conjunto geral de regras que rege os nomes científicos de todos os organismos. Os dinossauros costumam ser nomeados de acordo com a sua aparência, comportamento ou através de outras características relevantes, mas muitas vezes eles recebem nomes que homenageiam o cientista que o descobriu ou algum lugar mítico. No século 19, quando ocorreram as primeiras descobertas de dinossauros, essas criaturas eram nomeados por estudiosos que faziam o uso de palavras gregas ou latinas para descrevê-los. Em 1841, Sir Richard Owen, um biólogo e paleontólogo inglês, inventou o nome “dinossauro” para descrever os fósseis de répteis extintos. O nome surgiu das palavras gregas “deinos”, que significa terrível, e “sauros”, que significa lagarto, o que forma algo como “lagarto terrível”.

O Micropaquicefalossauro, que tem uma cabeça em forma de cúpula, significa “pequeno lagarto de cabeça grossa” e o mais conhecido de todos, o Tiranossauro rex, tem um nome que significa “rei lagarto tirano”. O Maiassauro, por outro lado, significa “boa mãe” e recebeu esse nome quando o pesquisador que o encontrou, Jack Horner, achou evidências de que o dinossauro em questão teria morrido ao tentar mastigar as plantas para alimentar seus bebês recém-nascidos que não podiam deixar o ninho.

como sao escolhidos os nomes dos dinossauros 2

Maiassauro, o dinossauro “boa mãe”.

Hoje em dia os nomes de dinossauros são muito mais multiculturais, já que as escavações acontecem em praticamente todo o mundo. Por isso, os que foram descobertos mais recentemente receberam nomes que adotaram dialetos locais para representar o lugar onde eles foram encontrados. Vale lembrar que cerca de 1.200 dinossauros extintos foram descobertos e nomeados ao longo da história, sendo que aproximadamente 50 novos dinossauros são nomeados a cada ano.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!