Um fabricante de queijos que vive no Cantão de Berna, na Suíça, vem fazendo experimentos muito peculiares na tentativa de melhorar a sua produção. Por exemplo, ele tem experimentando usar músicas de vários gêneros nas câmaras de armazenamento de queijos para ver se elas conseguem de alguma forma melhorar ainda mais o seu sabor.

Desde setembro, o fabricante de queijos Beat Wampfler coloca para tocar álbuns completos de bandas como A Tribe Called Quest e Led Zeppelin nas salas onde os queijos ficam guardados, na esperança de provar que a música pode influenciar o desenvolvimento das características físicas e sabor do alimento. Ele está convencido de que a umidade, a temperatura e os nutrientes não são as únicas coisas que podem causar um certo impacto na qualidade do queijo, de modo que a música seria uma forma simples e prática de realçar o sabor dos produto.

queijeiro suico quer usar a musica para melhorar o sabor dos seus queijos 1

Embora a ideia de Wampfler pareça muito bizarra à primeira vista, ele conseguiu convencer alguns cientistas da Universidade das Artes de Berna para participarem dos seus experimentos. Inicialmente, eles eram totalmente céticos quanto aos efeitos que a música poderia proporcionar, mas depois eles descobriram que havia um campo ramo da química chamado “sonoquímica” que analisa o impacto do som em corpos sólidos e na provocação de reações químicas. Dessa forma, eles concluíram que o fabricante de queijos poderia, de fato, se beneficiar de alguma forma através do uso bem-empregado desses fenômenos em particular.

Para testar sua teoria, Beat Wampfler instalou pequenos alto-falantes sob as grandes prateleiras repletas de queijos e os dividiu em vários grupos, de acordo com os gêneros musicais utilizados. Alguns queijos foram deixados para envelhecer escutando batidas techno, outros com o som ambiente e uma parte com peças clássicas de Mozart. Os supostos efeitos proporcionados pelo rock e hip-hop no sabor dos queijos também estão sendo testados em uma outra câmara separada.

queijeiro suico quer usar a musica para melhorar o sabor dos seus queijos 2

Infelizmente, os resultados conclusivos da experiência deverão demorar um pouco para serem coletados. Um experiente júri de provadores de queijo avaliará o efeito dos vários gêneros musicais nos alimentos produzidos por Wampfler apenas no próximo ano, mais especificamente no dia 15 de março. Aguardemos o resultado!

Você acha que a música pode realmente influenciar o sabor de certos alimentos? Deixe o seu comentário!