O clima de Natal já começou aqui no TriCurioso e há alguns dias falamos sobre a origem da guirlanda. Agora é hora de falar sobre esta delícia que é servida sempre nas ceias de Natal. Isso mesmo, estou falando sobre o Panetone! Qual será sua origem? Quem o inventou?

Caso você não o conheça, o panetone é um pão doce que possui diversas frutas secas em seu interior e fragrância de baunilha em sua massa. Além disso, possui uma consistência macia graças ao processo natural de fermentação pelo qual passa. Agora, quando falamos de sua origem, sinto decepciona-los já que não há uma única história que seja considerada a oficial. Porém temos diversas lendas as quais irei contar em seguida.

Uma das lendas narra que um padeiro chamado Toni trabalhava na Padaria Della Grazia em Milão durante o período de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). Teria ele se apaixonado pela filha do seu patrão e para impressiona-lo, teria criado o pão doce repleto de frutas cristalizadas. Foi então que o frequeses se apaixonaram pela criação e começaram a pedir pelo ‘Pani de Toni’ que, após, teria evoluido para ‘panattón’ (vocábulo de Milão) para panettone (italiano).

quem inventou panetone tricurioso 1

Também existe outra lenda que diz que o panetone teria sido inventado na corte de Ludovico, o Mouro, durante a véspera do Natal. Nesta época a festa era comemorada com um imenso banquete, porém, em um dos anos a sobremesa teria sido toda queimada por acidente. Foi então que um dos funcionários da cozinha, cujo nome era Antonio, decidiu preparar algo com as sobras e outros ingredientes que encontrou. Então, após servir a sobremesa, Ludovico perguntou qual seria o nome da iguaria a qual todos estavam elogiando tanto, então Antonio respondeu que ainda não havia um nome para tal prato. Foi então que Ludovico teria decidido chamar de Pani de Toni, assim dando o nome de seu inventor para o prato.

E agora, em qual lenda você acredita mais? Comente!