Pendrive, aquele que salva nossas apresentações, que armazena nossas músicas favoritas, guarda nossos arquivos mais importantes e nem reclama para isso. Essa é uma tecnologia tão presente em nossas vidas e usada diariamente que é curioso não sabermos sua história. Afinal, quem inventou o pendrive?

Tudo começou em uma apresentação, uma conferência nos Estados Unidos onde Dov Moran precisava falar de sua empresa, a M-Systems. Porém, quando chegou a sua vez de se apresentar, seu computador simplesmente decidiu que não funcionaria mais, o colocando em completo desespero já que sua apresentação estava inteira ali.

“Como minha empresa era listada na Bolsa de Valores, não podia falar besteira. Se eu dissesse algo errado, poderia ser processado. Estava desesperado” disse ele em entrevista recente ao Uol.

quem inventou pendrive tricurioso 1

Porém, por sorte, seu computador voltou a funcionar e ele conseguiu realizar sua fala com maestria. Mas neste momento ele percebeu que se tivesse uma cópia portátil de seu arquivo, não seria necessário tamanho desespero. Foi então que ele começou a desenvolver o primeiro USB Flash Drive que foi registrado em 1998 e iniciou suas vendas em 2000.

“Na época riram da ideia. Alguns falavam que tudo estaria nos e-mails e que não precisavam do pendrive. Outros ainda diziam que o 1,44 Mbyte de um disquete era o suficiente para guardar arquivos” diz ele nesta mesma entrevista.

Porém todos estavam errados, o pendrive de Dov Moran vendeu feito água, o que o fez vender sua empresa para a SanDisk, organização norte-americana de soluções de armazenamento, em 2006. Para você ter ideia da dimensão do valor da invenção, a empresa foi vendida por US$1,6 bilhão!

Sensacional, não acha? Comente!