A franquia “Duro de Matar” alcançou o estrelato de várias formas. Além de ter sido responsável pela consagração do ator Bruce Willis no cinema, a saga sempre conseguiu atrair um grande número de fãs para os lançamentos dos filmes nos cinemas, garantindo assim números bastante expressivos nas bilheterias. Mas apesar de toda a sua fama, ainda existem fatos curiosos que pouca gente sabe sobre os filmes do policial John McClane. Confira alguns:

1. Você sabe o que Frank Sinatra, Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, Sylvester Stallone, Richard Gere, Clint Eastwood e Burt Reynolds têm em comum? Todos eles recusaram o papel de John McClane antes da direção do primeiro filme optar pela escolha de Bruce Willis. Na época, Willis era considerado um ator mais voltado para a comédia e por isso acabou ficando no fim da lista inicial.

2. Até hoje, Bruce Willis é o único membro da equipe de “Duro de Matar” a ter participado de todos os cinco filmes da franquia.

curiosidades interessantes sobre a franquia duro de matar 1

3. O primeiro “Duro de Matar” foi adaptado do livro de suspense “Nothing Lasts Forever” escrito em 1979 por Roderick Thorp. No universo literário, o herói não era o famoso “John McClane”, mas sim “John Leland”. Da mesma forma, a ação do livro não se desenvolve através da visita do policial ao local de trabalho de sua ex-esposa, mas o de seu filha.

4. “Um Bom Dia Para Morrer” é o primeiro filme da franquia “Duro de Matar” a ter o seu próprio roteiro original, não sendo derivado de nenhuma outra obra pré-existente.

5. A franquia inspirou o lançamento de uma linha de jogos que possui gêneros variados, que vão desde o bom e velho “briga de rua” aos populares “tiro em primeira pessoa”.

curiosidades interessantes sobre a franquia duro de matar 2

6. Em 2017, a Biblioteca do Congresso Americano selecionou o primeiro “Duro de Matar” para preservá-lo no Registro Nacional de Filmes dos EUA. O filme se juntou à uma seleta coleção de produções que apresentam “características culturais e históricas significativas”.

7. A última cena de “Duro de Matar 2” se tornou um marco dos efeitos de pós-produção. Esta foi a primeira vez que um filme compôs imagens de ação ao vivo digitalmente, juntamente com uma pintura fosca feita à mão que foi fotografada e digitalizada em um computador.

8. O dublê de Bruce Willis, Larry Rippenkroeger, ficou inconsciente depois de cair de uma escada durante as filmagens de “Duro de Matar 4.0”. Seus ferimentos interromperam temporariamente a produção e Willis chegou a pagar por conta própria as contas do hotel para que a família do dublê ficasse hospedada enquanto Larry estivesse no hospital.

curiosidades interessantes sobre a franquia duro de matar 3

9. Até o momento, o filme mais bem sucedido da franquia é “Duro de Matar 4.0”, que conseguiu uma receita de mais de 380 milhões de dólares nas bilheterias.

10. A queda de John McClane no poço do elevador no primeiro “Duro de Matar” foi na verdade um acidente. O dublê deveria agarrar a primeira abertura, mas ele errou.

E você, gosta dos filmes da franquia? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!